Poetica classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A variedade linguística não é um problema sem solução. Ela pode ser usada para que os aprendizes da língua portuguesa percebam sozinhos os padrões linguísticos. Usando técnicas simples oaluno pode aprender de modo divertido e prático.
OBJETIVO
O objetivo do presente pôster é mostrar como a variedade linguística é apresentada aos alunos em sala de aula, por meio de livros didáticosou simplesmente gibis em seu cotidiano. E apontar que tal diferença da língua pode ser uma aliada no processo de aprendizagem.
METODOLOGIA
A pesquisa empreendida teve como base um estudo teórico,sobretudo utilizando a teoria de Takazaki(2004) paralelamente, também foram utilizadas para analise as história em quadrinhas de Mauricio de Souza
* Como exemplo, pode ser usado o livro de HeloísaHaure Takazaki : Língua Portuguesa – Ensino Médio, que aborda a variedade linguística em interpretações de texto do Flávio Lobo “Erro de português não existe”.
* Os alunos podem usar gibis como daTurma da Mônica de Maurício que destaca o personagem Chico Bento numa linguagem muito popular.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
No livro analisado observou–se que usando interpretações corre-se o riscode o aluno não se interessar pelo conteúdo, pois é uma atividade frequente em sala. E é preciso inovar, trazer a variedade linguística em formas teatrais, mídia, fazer com que percebam as diferençasnos diálogos em redes sociais, enfim. Os gibis por serem mais populares e com incentivo do professor podem trazer uma maior assimilação do conteúdo estudado, são, portanto recomendados.
CONCLUSÔES
Amaneira em que se propõe ao aluno a questão linguística pode ser alterada ou simplificada. Em consequência os resultados seriam maiores. Como por exemplo, usar a própria linguagem do aprendiz para sero objeto de estudo em sala. Mostrando que os sotaques, as diferenças de região, são parte da língua em si e constituem o português brasileiro.
REFERÊNCIAS
TAKAZAKI, Heloísa Harue. Língua...
tracking img