Pobreza mundial noticia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUMENTA A POBREZA NO MUNDO E NO BRASIL
Retrato de uma situação social inaceitável no mundo e no Brasil
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram hoje proporções verdadeiramente chocantes. No Brasil a situação não é diferente , o país quando comparado a outras nações , principalmente desenvolvidas, apresenta uma tendência de enormes desigualdades na distribuição derenda apresentando assim elevados níveis de pobreza.
O número de pobres não para de crescer segundo relatório das Nações Unidas em que relata que o número de pessoas no mundo que vivem em situações de pobreza já chega a 307 milhões sendo que o percentual daquelas que vivem com menos de U$ 2,00 dólares duplicou nos países subdesenvolvidos.
Enquanto nos 35 países mais ricos do mundo há aconcentração de 15% da pobreza, na África esse percentual é de quase 90%., em que 9 a cada 10 pessoas vivem com menos de U$ 1,00 dólar por dia (O consumo per capita dos EUA é de U$ 41 dólares) . No Brasil a situação não é muita animadora visto que ainda existe 16,27 milhões de pessoas que ainda vivem em situação de miséria







Afinal , qual é a causa do aumento da pobreza?

As causas dapobreza são diversificadas, variam desde a má distribuição de renda , situações climáticas e crises econômicas como acontece no Brasil e Argentina que fizeram regredir vastas regiões alastrando assim a fome.
Muitos especialistas acreditam que a partir do capitalismo, a desigualdade tornou-se mais evidente. “A pobreza acentuou-se no século XVI com a dissolução do mundo feudal e o surgimento docapitalismo. Houve uma expulsão dos camponeses das terras que lhes forneciam meios para subsistência e essas pessoas não tiveram como reproduzir sua vida e começaram a viver de ajuda e caridade alheia”, afirma o professor Ricardo Musse, doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo.
A economista da Unicamp Wilnês Henrique concorda que é preciso aliar crescimento econômico com outras políticas.“É fundamental um crescimento que gere empregos e que propicie aumento de salários e renda. Precisamos de justiça social e de um crescimento qualitativo. Não adianta, por exemplo, gerar muitos empregos com péssimos salários. Assim, a população não pode ter acesso à moradia adequada, a um transporte de qualidade , a saneamento básico e a uma escola de qualidade.”
O que o Brasil poderia ter feito parareverter esse quadro de pobreza? Ao fazer uma análise histórica, muitos especialistas afirmam que seria possível o Brasil não carregar essa herança de desigualdades . Segundo o doutor em Sociologia da Universidade de São Paulo, Leonardo Mello, um dos principais fatores determinantes nesse cenário da sociedade brasileira foi a situação secular de dependência. “Primeiro, fomos colônia,depois,satélite do capitalismo comercial,sobretudo inglês. Em seguida, o Brasil foi mercado para os produtos industrializados dos países ricos. E hoje, somos abrigo rentável para o capital especulativo da finança global.” E completa: “Nada precisava ter sido assim. Foi uma escolha das classes dominantes e que os dominados não tiveram força para reverter.”
Já Wilnês Henrique considera que o perfil do Brasilmudou muito nas últimas décadas. Isso levou o País a reproduzir uma enorme massa de pobreza. “O Brasil se transformou em outro, principalmente dos anos 60 aos 70. De uma economia agrícola voltada para exportação, nos tornamos uma economia industrializada. Nesse período, houve um movimento brutal de expulsão das pessoas do campo e atração para as cidades Com a indústria, surge uma pobreza nova nasperiferias urbanas”, analisa a economista..

Para acabar com a pobreza: o que funciona, o que não funciona e por quê, de acordo com os autores de "Economia dos pobres"

"Por que um homem no Marrocos que não tem o suficiente para sobreviver compra um aparelho de televisão? Por que as crianças das áreas pobres da cidade têm dificuldade para aprender mesmo quando frequentam a escola? Por que...
tracking img