Pndf

776 palavras 4 páginas
PNF - Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva Formação Internacional em PNF Curso Básico em PNF Níveis I e II pela IPNFA (Associação Internacional de PNF)

¬ INTRODUÇÃO: A abordagem em PNF foi desenvolvida nos anos 40 pelo médico Herman Kabat e as fisioterapeutas Maggie Knott e Dorothy Voss. Baseados nas teorias neurofisiológicas da época e em profundos estudos biomecânicos do movimento normal, eles desenvolveram mais do que uma técnica de tratamento, mas sim uma filosofia. Tal filosofia é baseada principalmente nos seguintes fatores:
• Abordagem sempre positiva, enfatizando o que o indivíduo é capaz de realizar (motivação mútua);
• Treinamento intensivo com mobilização das reservas e investimento no potencial individual (as áreas fortes e sadias “irradiam” para as áreas debilitadas);
• Visão global do indivíduo (biopsicossocial);
• Busca do mais alto nível funcional. Com a utilização de princípios básicos de estimulação sensório-motora (visual, verbal, proprioceptivos e exteroceptivos) e técnicas que são ferramentas para solucionar as disfunções específicas de cada indivíduo (diminuição de força muscular, dor, incoordenação de movimentos, etc.), busca-se facilitar o desenvolvimento de padrões de movimentos coordenados e eficientes para otimizar a funcionalidade. Com este amplo enfoque funcional a abordagem PNF tem aplicabilidade em qualquer disfunção músculo-esquelética (ortopédica, neurológica, respiratória, reumatológica, etc.)

¬ Curso: Datas: Módulo I: 27 de junho a 01 de julho de 2008. Módulo II: 01 a 05 de agosto de 2008. Organização: Dra. Tânia Frazão

Local: Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar - CERVIM

Av. Brasil, 27.195, Vila Militar,

Relacionados

  • Ebola
    24759 palavras | 100 páginas