PNAIC

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Um ano de Pacto: apenas o começo

Após firmarem um importante compromisso para a qualidade da educação básica no Brasil, professores, gestores e representantes de universidades e governos fazem um balanço do primeiro ano do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Cercado de expectativas, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) surgiu em 2012 como medida do governofederal para que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental, ou seja, até a idade de oito anos. Como metodologia, o programa previa ações voltadas para a formação de professores, distribuição de materiais, avaliações sistemáticas e mobilização social em prol da alfabetização.
Um ano depois de firmado o compromisso entre as esferas municipais,estaduais e federal, a ação adquire novos questionamentos: o que deu certo neste primeiro ano? Quais os ajustes necessários? O que esperar do futuro do programa?
Vejamos as respostas:
O que deu certo neste primeiro ano?
Além de novos materiais didáticos de formação e do incremento para o uso de acervos de obras didáticas, literárias e de materiais complementares, o Pacto trouxe, desde o primeiromomento, a necessidade do trabalho em equipe entre todos os atores envolvidos – desde os educadores primários até as autoridades do Ministério da Educação. Trazendo ainda novas avaliações e propostas de otimização de desempenho, a novidade gerou desconfiança e houve muito professor preocupado com o que realmente mudaria na realidade da sala de aula. Apesar de grande em muitos municípios, aresistência ao PNAIC foi quebrada aos poucos por um dos pontos mais fortes do programa: a formação continuada. Se, em um primeiro momento, trabalhar em grupo parecia algo desafiador, os encontros se revelaram uma troca de experiências riquíssima, contagiando até mesmo aqueles que se mostraram resistentes no início.
A pesquisadora e coordenadora do Pacto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),Nilcéa Lemos Pelandré, destaca que, “pela primeira vez, é feito um trabalho de formação especificamente de alfabetizadores em que há um retorno aos professores”.
“O Pacto trouxe a formação continuada de forma mais efetiva, porque permite que o professor aprenda a teoria, exercite a sua prática, faça um planejamento de ações, execute e retorne para uma reflexão do que foi feito”, explica apesquisadora.
Coordenadora do Pacto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Denise Maria de Carvalho Lopes afirma que a formação continuada contribui principalmente para que o professor entenda melhor o que ele pratica dentro de sala de aula. "Os educadores passaram a trabalhar com a criança concreta e a perceber suas reais necessidades, compreenderam melhor o trabalho de alfabetização e suarelação com outros trabalhos".
Nilcéa Lemos Pelandré acredita que o Pacto agregou prestígio ao papel de alfabetizador nas escolas. "As classes de alfabetização geralmente são dadas a professores inexperientes, pois ninguém quer pegá-las. Com o PNAIC, o alfabetizador passou a ter visibilidade na escola", diz.
Desde que entrou em vigor, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa temtrazido à tona programas que já existiam nas escolas, mas estavam desconectados, como, por exemplo, as Trilhas (projeto de distribuição de livros de literatura e jogos infantis) e o Mais Educação (programa de ampliação da jornada escolar). Embora ainda seja um desafio, o Pacto proporcionou integração entre os programas já existentes. Esta foi uma estratégia fundamental para o desenvolvimento daeducação.
Ele tem se mostrado o mais eficiente em mobilizar o maior número de profissionais envolvidos com educação e gerar resultados concretos no processo de ensino.
Em outros casos, o PNAIC também serviu de ponte para novos projetos, inclusive com o setor privado.
Outro ponto fundamental para que houvesse a aceitação ao Pacto foi a qualidade dos materiais. Tendo como base um pré projeto de...
tracking img