Pmdb brasil e sc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PMDB



























INTRODUÇAO



O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é sucessor do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).O PMBD foi fundado em 1980,é considerado o maior partido político brasileiro pois possui o maior número de filiados,como de prefeitos e vereadores, além de ter a maior representação no Congresso Nacional.
Possuiuma orientação política centrista.Seu numero no TSE é o 15.






































O INICIO (MDB)



O Movimento Democrático Brasileiro constitui-se informalmente em 4 de dezembro de 1965, como oposição a Arena. Quem o batizou foi Tancredo Neves. Venceu ali a primeira queda de braço com o “prosador da arcadas” do Largo de São Francisco,deputado Ulysses Guimarães, um pessedista que preferia o termo Ação a Movimento. Nesse mesmo ano, quando ocorreram eleições diretas para governador em onze estados, os militares já haviam demonstrado quais eram os limites da oposição evitando, através de “oportunas” mudanças nas regras do jogo, que dois oposicionistas – Hélio de Almeida, ex-ministro de Goulart, e Sebastião Pais de Almeida, ex-ministrode JK – disputassem os governos da Guanabara e de Minas Gerais. Eram francos favoritos. JK e Goulart estavam no exílio.
Permitiram Negrão de Lima, ligado ao PSP de Adhemar de Barros, e Israel Pinheiro, pessedista próximo a JK. Dois oposicionistas pouco ortodoxos que rapidamente aderiram ao poder central. Mesmo assim, essas duas vitórias provocaram sobressaltos nos meios militares que desaguariamno AI-2. Além de obrigar o País ao bipartidarismo, tornaram as eleições indiretas nos onze estados restantes. De qualquer maneira, o então presidente Castelo Branco garantiu a posse dos eleitos, o que lhe valeu um desgaste definitivo entre os colegas de caserna. Ele não faria o sucessor.



HISTÓRIA DO PMDB



Pelos registros da nossa história recente, surpreende que o PMDB tenha resistidoa tantas pressões de governos ditatoriais, divisões internas, esvaziamento, crescimento, novas divisões e se mantenha como a legenda de maior base no território nacional. É possível explicar. Sofrida, com maus e bons momentos, a história do PMDB é a história do Brasil que continuou pulsando a partir de 1964. Se manteve em movimento, com contradições, abrigou vários tipos de ideologias etendências políticas, instigou, gestou outros partidos, mas se manteve no centro das discussões durante, na queda e após o regime militar. Hoje, para contar um pouco da história do PMDB é preciso não só falar da história do Brasil, mas de praticamente todos os partidos, à sua esquerda, ou à sua direita.

Oficialmente o PMDB, que nasceu MDB, teve sua fundação em 24 de março de 1966 com o registro naJustiça Eleitoral. Era um dos resultados da extinção dos partidos imposta pelo AI-2 e a instalação do bipartidarismo logo em seguida. Uma tentativa de imitar a bipolaridade norte-americana, democratas versus republicanos. A diferença, que se evidenciou antes mesmo do registro do MDB, é que o papel destinado pelos militares à oposição se resumia a isto: o de opositor, mas inofensivo ao poder. E muitomenos que ambicionasse ao poder.

GOVERNO DO PMDB EM SANTA CATARINA



Em 1986 o PMDB conquista seu primeiro mandato à frente do Executivo catarinense, com Pedro Ivo Campos e Casildo Maldaner. Dá início a uma nova era, marcada pela municipalização administrativa. Na mesma eleição o partido conquistou duas vagas no Senado, uma representativa bancada de nove membros na Assembleia NacionalConstituinte e elegeu 18 deputados estaduais.
Em 1990, um trabalho de peregrinação de seus principais líderes por todos os municípios do Estado, já alicerçando a vitória que ocorreria em 94, quando Paulo Afonso Vieira e José Augusto Hülse conquistam o Governo do Estado.
Com uma militância aguerrida, em 2002 o PMDB realizou o seu maior feito eleitoral em Santa Catarina. Venceu, com Luiz Henrique da...
tracking img