Pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pluralidade Cultural_____
Conceito: É a existência de várias culturas, seja ela de religião, nacionalidade ou de cor, é o que faz do mundo um lugar rico em cultura, tornando cada ser único ediferente.
Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem.Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois podem enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existirsocialmente e de criar o futuro.
Troca e preconceito:
Imagine se todos nós fossemos iguais. Só porque alguém não é igual a nós não significa que seja pior. Não precisamos ter afinidade com pessoas deoutra cultura, mas precisamos respeitá-las. Somente através do respeito mútuo teremos uma sociedade civilizada e justa.
Muitas mudanças nos modos de viver de um grupo não ocorreram a partir de algumanecessidade do próprio grupo, mas sim da necessidade de imitação ou de diferenciação em relação a outro grupo. Entretanto, além de proporcionar o intercâmbio de valores, línguas, conhecimentos,instrumentos e artes, esse convívio pode, muitas vezes, se manifestar de forma violenta, com uso de dominação e marcada por preconceitos.
Ao longo da história, diversas opiniões preconceituosas sobretraços físicos ou de comportamento foram criadas e reproduzidas. São comuns as manifestações preconceituosas sobre gênero, cor da pele, origem socioeconômica, orientação sexual, nacionalidade, etnia,língua, modo de falar, deficiências, religião.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa, pela cor de sua pele, por sua origem
ou ainda por sua religião. “Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podeaprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela).
A Pluralidade Religiosa e os Direitos Humanos
A pluralidade, construída por várias raças, culturas, religiões, permite que todos...
tracking img