Plt 302

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Jacareí


Politicas Educacionais

Orientação do professor-tutor:
Tania Maria Scapin Murias


Nome: Marcela Verônica da Silva Fabiano
RA:8809167 6° SemestreAula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhadapela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.
Podemos observar mediante a pesquisa proposta a necessidade de uma revisão no processo de melhoria daeducação brasileira.
Com base nos artigos 206, 208 e 214 da Constituição Federal de 1988, onde citam as questões de igualdade, liberdade, gratuidade na educação pública para crianças de 4 a 17 anos,entende-se que um padrão de qualidade das escolas e dos profissionais responsáveis seria uma normalidade no país, mas infelizmente não é o que ocorre.
A universalização do atendimento nas escolasbrasileiras atualmente,tem em contra partida causado uma deficiencia no que se refere a qualidade, visando infelizmente quantidade. Conforme as noticías publicadas em diversos meios de comunicação, osnúmeros de crianças e adolescentes fora da escola tem crescido gradualmente. Os motivos são muitos, mas as soluções parecem não suprir a demanda que em 1999 já atingia mais de 7% da população nessafaixa etária. O que temos hoje em nossa realidade, é um desacato ao direito assegurado por lei, de uma educação pública de garantia e de qualidade. E o resultado desse descaso com um bem tãoimportante para a formação do ser humano, é um alto índice de pessoas que se tornam adultos e não conseguem ter um nível de vida compatível com uma vida de qualidade.
As escolas fazem parte do nossodesenvolvimento, e assugurar o ascesso a um ensino bom, visando o índividuo em todos do aspectos é um direito de todos e um dever dos orgãos públicos. A nossa maior arma contra o abandono á educação, é o...
tracking img