Plitica economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A moeda possui um papel fundamental sobre a atividade econômica. O governo sempre procura alguma forma de adaptá-la à vida econômica através de um sistema monetário que melhor corresponda à necessidade da economia.


A política monetária, segundo Rossetti (1998), pode ser definida como “o controle da oferta de moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos osobjetivos da política econômica global do governo.” As autoridades monetárias podem exercer o controle da oferta de moeda para agir sobre a atividade econômica em diversas situações.


Quando em certa situação existem tendências deflacionistas, as autoridades monetárias podem expandir a oferta de moeda para evitar a queda da atividade econômica, estimulando o investimento e provocando a queda dataxa de juros. Em uma tendência inflacionista, procura-se diminuir a circulação de moeda para deprimir a atividade econômica, evitando o desenvolvimento da inflação. O efeito da diminuição da circulação monetária é uma elevação da taxa de juros, diminuindo o investimento.








Política Econômica Brasileira



A política econômica brasileira é caracterizada pelas ações do governo quebuscam atingir seus objetivos através de instrumentos econômicos, divididos entre as políticas monetária, fiscal e cambial. A principal função do poder público no Brasil é zelar pelo bem comum, contudo, para realizar essa função, o governo, enquanto agente econômico do sistema, precisa intervir sobre determinadas variáveis no intuito de prover condições favoráveis à população. Os governos federal,estaduais e municipais atuam em conjunto para a consolidação das políticas econômicas adotadas no país.


Cumprindo seu papel regulador, o Estado direciona as atividades econômicas mediante leis e disposições administrativas, controlando preços, monopólios e ações danosas ao direito do consumidor. O governo também possui o compromisso de prover ou facilitar o acesso a bens e serviçosessenciais, principalmente aqueles que não são de interesse do setor privado, como educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça.

Outra função assumida pelo Estado é a redistributiva, que tem o objetivo de beneficiar a parcela de necessitados da sociedade. Suas diretrizes econômicas e sociais devem primar pela distribuição de renda de maneira igualitária. Entretanto, a mais importante de suasatribuições no setor é manter a economia estabilizada, controlando os grandes agregados macroeconômicos, as taxas de inflação, desemprego e nível de produção. O bom desempenho das funções gestoras do governo resultam no bom funcionamento do sistema econômico.

Compondo as diretrizes econômicas nacionais estão as medidas adotadas pela política cambial; a política monetária; e a política fiscal.Política Fiscal


A Política Fiscal refere-se à atuação do governo nos campos da tributação (arrecadação tributária) e dos gastos públicos (despesas do governo com funcionários, investimentos em infra-estrutura econômica e social básica, pagamento de juros da dívida etc.)


No tocante a arrecadação tributária, a mesma refere-se ao conjunto de impostos diretos (aqueles que incidemdiretamente sobre a renda e a propriedade).



Exemplo 1: Imposto de Renda, Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana – IPTU e indiretos (incidentes sobre a produção, venda e consumo de mercadorias).
Exemplo 2: Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, Programa de Integração Social – PIS etc.

Quanto aos gastos públicos, osmesmos podem ser desdobrados em duas categorias de despesas: correntes (despesas direcionadas para a manutenção da máquina governamental, incluindo: pessoal e encargos, juros, transferências e subsídios) e despesas de investimentos (voltadas para a expansão da capacidade de produção de bens e serviços, incluindo: a construção de estradas, hospitais, escolas, habitação, hidrelétricas etc.)....
tracking img