Pliestireno expandido esferovite

1416 palavras 6 páginas
POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS)
Inventado pela BASF (Alemanha) em 1950

A matéria prima deste material é o PS (Poliestireno), um polímero de Estireno que contém um agente expansor sendo obtido a partir de transformações químicas. É um plástico celular, rígido, constituído por um aglomerado de grânulos. Também conhecido vulgarmente por esferovite, o EPS é aplicado em inúmeras situações sendo um material indíspensável à construção civil e à indústria na atualidade, devido a um conjunto de características que lhe permitem ser um bom isolante térmico, podendo também ser utilizado para enchimento e aligeiramento. Já a nível industrial é aplicado em embalagens, protegendo produtos como alimentos, indústria do vidro, cerâmica, perfumaria, farmaceutica, componentes eletrónicos, brinquedos entre outros. O campo de aplicações é ilimitado devido à versatilidade do material.
O que é o EPS

PROCESSO DE FABRICO

1ª Fase (Pré-expansão)
Inicialmente a expansão do PS é criada com o aquecimento no contacto com vapor de água. O agente é o Pentano e provoca um crescimento de cerca de 40 a 50 vezes o seu tamano inicial. No final deste processo é obtido um granulado de partículas de EPS constituídas por células fechadas sendo estas armazenadas para estabilização

2ª Fase (Armazenamento intermédio)
Este armazenamento é fulcral para que seja possível a transformação posterior do EPS. Durante o arrefecimento são criadas depressões no interior das células sendo o espaço interno das mesmas preenchido com o ar circundante.
3ª Fase (Moldagem)
Após a estabilização do granulado este é colocado em moldes sendo novamente exposto ao vapor de água provocando a soldadura deste. É obtido desta forma material expandido, rijo e com ar no seu interior.
Dependendo da finalidade pretendida o material pode ser disposto em grandes paralelipípedos ou insulflado para dentro de moldes com a conformação das peças pretendidas.

Imagem de granulado + placa sinterizada

A regulação do

Relacionados