Plat o O mito da caverna Reflex es sobre Pol tica e Educa ao

422 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
ESTADO DO MARANHÃO
TÉCNICO EM QUÍMICA
MÓDULO II
PROFESSOR: RONALDO
DISCIPLINA: FILOSOFIA

O MITO DA CAVERNA, A EDUCAÇÃO E A POLÍTICA

Roberto Santos da Silva

BACABAL – MA
2014

Platão – O Mito da caverna – Política e Educação

Texto de: Roberto Santos da Silva

Platão, sem dúvida foi uma grande influência para a filosofia ocidental.
Em seu famoso “Mito da caverna” ele aborda o tema da realidade do mundo em que vivemos comparando-o a uma caverna escura. Mas afinal, que lições podemos tirar desse mito no que diz respeito à política e a educação?
Sabe-se que Platão defendia que o Estado só seria perfeito quando os filósofos governassem. Ele partia do pré-suposto de que a arte de administrar era a mais difícil de todas, e um ofício tão importante não deveria ser ocupado por qualquer um. Ele defendia então a
Meritocracia, e não a Democracia.
Podemos relacionar isso ao mito da caverna comparando o filosofo ao homem que conseguiu escapar das correntes e enxergar a realidade.
Sendo assim, os filósofos, ao administrarem o Estado, estariam plenamente libertos e capazes de administrar com excelência.
E como seria esta a administração com excelência?
Aqui entra o modelo de Educação que Platão defendia. Ele defendia a ideia de que as crianças deveriam ser retiradas dos pais quando pequenas para serem cuidadas pelo Estado e assim não se contaminassem com as ideias de seus pais, ou quisessem praticar o mesmo ofício que seus pais.
Platão dizia que para o Estado ser perfeito - além de ser governado pelos filósofos - as pessoas deviam somente fazer aquilo que tinham vocação.
Assim, tirar as crianças de seus pais era um bom caminho para fazê-las enxergar suas próprias convicções ou vocações e libertá-las das grades da caverna.
Ele propunha então um modelo de Educação que primava pelas letras, pela matemática e pela filosofia. Sendo a Dialética o modo de libertar os jovens e torná-los, já em idade meio avançada, aptos para

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas