Plasma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (3000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plasma Térmico – solução final para os resíduos perigosos
Introdução
Um dos mais sérios problemas ecológicos enfrentados pela humanidade é a poluição do meio ambiente por resíduos gerados na fabricação e utilização de bens, tais como: resíduos da produção de matérias-primas e prestação de serviços; lixo e esgoto urbano e bens usados que devem ser descartados, além dos resíduos provenientes dotratamento de esgoto sanitário.
A todo instante toneladas e toneladas de resíduos gasosos, líquidos e sólidos são despejadas no meio ambiente. Em muitos casos estes resíduos têm propriedades indesejáveis de toxidez, patogenicidade, corrosividade, reactividade e inflamabilidade, trazendo sérios riscos à saúde pública; alguns com efeitos retardados e outros atuando de forma prolongada por muitasgerações.
O lançamento de poluentes no ambiente tem estado sob severo controle nos países desenvolvidos, e vem crescendo a importância dada ao problema nos países em desenvolvimento.
As exigências cada vez mais rigorosas das leis de meio ambiente e as demandas do público têm forçado as indústrias a desenvolver tecnologias eficazes para o tratamento dos resíduos.
Embora a aplicação dessas leis eregulamentos tenha resultado prioritariamente na redução dos poluentes gerados e na reutilização (reciclagem) de materiais, ainda resta um enorme volume de resíduos finais, que é disposto no ambiente de maneira onerosa, carecendo de tratamento específico para possibilitar sua disposição de forma segura no meio ambiente.
Muitos destes resíduos finais ocorrem como mistura de metais, substânciasorgânicas e inorgânicas difíceis de separar, podendo conter considerável quantidade de materiais valiosos e tóxicos (filtros de poeira, catalisadores gastos, escória, etc.). As tecnologias de tratamento térmico têm sido largamente empregadas no tratamento destes resíduos e o plasma térmico vem ganhando importância no processamento de resíduos perigosos, incluindo resíduos organoclorados, lamas deelectrodeposição, borras de produção de alumínio (dross), sucatas metálicas, cinzas de incineração e lixo hospitalar. O plasma completa ou substitui com vantagens as tecnologias tradicionais. É uma opção limpa, definitiva, segura e competitiva, e, ainda mais importante, não gerando outros resíduos
Geração, tratamento e destino dos resíduos

Dos gases lançados na atmosfera os maiores contaminantes sobcontrolo generalizado são os óxidos de nitrogénio, óxidos de enxofre, monóxido de carbono, ozonio, hidrocarbonetos e material particulado, este incluindo seu conteúdo em metais pesados. Dioxinas e compostos clorados também têm sido objeto de controle; outros vapores e gases perigosos estão sob monitorização localizada, visando a saúde e a segurança das pessoas sujeitas a exposição em váriosprocessos de manufatura e prestação de serviços, assim como na fabricação de produtos químicos.
As maiores fontes de lançamentos de óxidos de nitrogénio, enxofre e monóxido de carbono são as fontes estacionárias e não estacionárias de combustão (fornalhas, caldeiras e motores de combustão interna).
A poluição das águas deriva basicamente do lançamento de águas residuais não tratadas ouinsuficientemente tratadas, sendo suas principais fontes as redes de esgoto municipais e as águas residuais das indústrias. Demandas química e biológica de oxigénio (DQO, DBO), pH, concentração de sólidos suspensos, metais pesados, organoclorados, hidrocarbonetos aromáticos, esteres, aminas, grupos de substâncias pesticidas, fenóis etc., estão entre os parâmetros submetidos a controlo no lançamento dessas águasresiduais.
A disposição segura de resíduos sólidos apresenta um enorme problema em todo o mundo. O maior volume destes tem origem no lixo doméstico e resíduos de tratamento de esgotos. Uma proporção menor de resíduos sólidos é gerada pelas indústrias químicas e de refinação. Nos USA cerca de 8-9 % dos resíduos sólidos gerados na indústria são potencialmente perigosos; algumas vezes, por...
tracking img