Plasma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Corte a plasma



Trabalho realizado por:
Pedro Rodrigues Nº10 10 g
Introdução

Este trabalho vai abordar o tema “corte a plasma” com este trabalho pretendo informar-me mais acerca do assunto e tentar transmitir ao professor que compreendi os conceitos necessários deste trabalho, também pretendo informar melhor todos os leitores deste trabalho !



Corte a Plasma
Ocorte a plasma é um processo de fusão no qual o material metálico a cortar é fundido pelo arco plasma, sendo em seguida soprado da fenda do corte.
Actualmente, usam-se também gases de corte com características oxidantes e plasmas com injecção adicional de água. O arco plasma é gerado numa fonte alimentada por energia eléctrica, com um consumo elevado, pois o material tem que ser fundido numa juntade corte relativamente larga.

Processos de corte a plasma utilizados na prática, com gás:
• Corte a plasma, de argon, hidrogénio
• Corte a plasma de azoto
• Corte a plasma com injecção de água.



Plasma
Sabemos que a matéria pode se apresentar nos estados sólido, líquido e gasoso. Entretanto, há um estado chamado plasma, conhecido também como o quarto estado da matéria.
Parauma visão geral de como se produz o plasma, pode-se tomar como
exemplo a água.
Considerando os três estados físicos da matéria, sólido, líquido e gasoso, tem-se o gelo, a água e o vapor. A diferença básica entre esses três estados é o quanto de energia existe em cada um deles. Se adicionarmos energia sob forma de calor ao gelo, ele se transforma em água. E se adicionarmos mais energia a essaágua, ela se transformará em vapor, separando-se em dois gases: hidrogênio e oxigênio.
Se continuar a adição de energia ao vapor, algumas de suas propriedades são alteradas, como a temperatura e características elétricas. Esse processo é chamado ionização e quando isso acontece os gases tornam-se plasma.


O plasma é um condutor elétrico, e quanto menor for o local em que ele se encontrar,tanto maior será sua temperatura. Para entendermos melhor como isso ocorre, podemos tomar como exemplo uma corrente elétrica passan- do por um fio. Se estreitarmos o fio por onde passa a corrente elétrica, a resistência à passagem da corrente aumenta, aumentando também a tensão entre os elétrons e, conseqüentemente, a temperatura do fio.

O surgimento do processo de corte a arco plasma
Em1950, o processo TIG (gás inerte de tungstênio) de soldagem estava implantado como um método de alta qualidade para soldar metais nobres. Durante o desenvolvimento desse processo, os cientistas envolvidos no trabalho descobriram que se reduzissem o diâmetro do bocal por onde saía a tocha de gás para soldagem, as propriedades do arco elétrico do equipamento de soldagem ficavam bastante alteradas. Aredução do diâmetro de saída comprimia o arco elétrico, aumentando a velocidade e a temperatura do gás. O gás, ionizado,ao sair pelo bocal, em vez de soldar, cortava metais.
Nessa figura, os dois arcos estão operan- do com uma corrente elétrica de 200 ampères. O bocal de jato plasma está apertado e por isso opera com o dobro da tensão. Produz um plasma muito mais quente que o bocal do arco TIG. Sea mesma corrente (200 ampères) é forçada a passar pelo bocal do plasma, a tensão e a temperatura aumentam e uma energia cinética do gás sai pelo bocal, provo- cando o corte do metal.



Características do arco plasma
As características do arco plasma variam de acordo com:
• o tipo de gás de corte;
• a quantidade de vazão;
• o diâmetro do bocal (bico de corte);
• a tensão do arcoelétrico.
Esses elementos precisam ser controlados e usados segundo princípios
técnicos para se obter bom rendimento do trabalho.
Desse modo, se é usada uma baixa vazão de gás, o jato de plasma apresenta alta temperatura e concentra grande quantidade de calor na superfície. Esta é a situação ideal para soldagem.
Ao contrário, se a vazão de gás é aumentada, a velocidade do jato de plasma é...
tracking img