Plantas medicinais

Páginas: 4 (776 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Introdução

Você já ouviu falar sobre plantas medicinas? O que elas são? Para que servem?
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento dasdoenças podendo levar até mesmo a sua cura. Geralmente é aquele chá que sua avó, mãe ou tia te obriga a beber (que na grande maioria é ruim) quando você esta doente. Apesar de parecer ótimo para tudo tem quetemos que ter cuidado ao digerirmos esses ‘‘medicamentos naturais’’, pois algumas são tóxicas e potencialmente abortivas.
Neste trabalho irei dar alguns exemplos de plantas medicinais e dizer paraque servem.

Alcaçuz
Planta fortemente adocicada conhecida há mais de três mil anos na Europa e na Ásia. Com seu sabor cerca de 15 vezes mais doce do que a cana, ela é usada há milênios tanto paracombater aquela coceirinha na garganta que acompanha uma crise de tosse quanto pelos efeitos contra úlceras gástricas.
Nome científico: Glycyrrhiza glabra
Nomes populares: Alcaçuz-da-Europa,madeira-doce, licorice, raiz-doce.
Fins medicinais: É usado contra problemas pulmonares, como tosses, por ser antisséptico e anti-inflamatório. Para completar, pesquisas sugerem sua aplicação nos casos dereações alérgicas, bronquite e artrite.
Como usar: Use três gramas (1 ½ colher de sopa) da raiz seca do alcaçuz, cortada em pedaços pequenos. Esquente água para uma xícara de chá. Desligue o fogoantes de atingir a fervura. Deixe a raiz na água durante 15 minutos. Faça essa decocção duas vezes ao dia e beba antes das refeições.
Atenção! A dose máxima de alcaçuz é de 6 g ao dia - ou corre-se orisco de a pressão sanguínea subir. A espécie é proibida para quem tem problemas cardíacos, é hipertenso ou gestante.
Babosa
A famosa Aloe vera entra na composição de vários xampus e cremes feitos coma polpa branca de suas folhas. Tudo graças a uma dupla de princípios ativos, aloeferon e antraquinona. Enquanto o primeiro age na multiplicação celular e acelera a cicatrização, o outro funciona...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANTAS MEDICINAIS
  • Plantas Medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!