plantas medicinais

Páginas: 3 (714 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
A Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), é constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesseao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Ministério da Sáude. As espécies vegetais foram pré-selecionadas por regiões que referenciavam seu uso por indicações e de acordo com as categorias do CódigoInternacional de Doenças (CID-10). Essa parte inicial do trabalho foi realizada por técnicos da Anvisa e do Ministério da Saúde (MS), profissionais de serviços e pesquisadores da área de plantas medicinais efitoterápicos, vinculados à área da saúde, representando as diversas regiões brasileiras.
O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituído em dezembro de 2008, tem como objetivoinserir, com segurança, eficácia e qualidade, plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia no SUS. O programa busca também promover e reconhecer as práticas populares etradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros.
A finalidade da RENISUS é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva relacionadas à regulamentação, cultivo, manejo, produção,comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos. Terá também a função de orientar estudos e pesquisas que possam subsidiar a elaboração da RENAFITO (Relação Nacional de PlantasMedicinais e Fitoterápicos), o desenvolvimento e a inovação na área de plantas medicinais e fitoterápicos. A relação deverá ser revisada e atualizada periodicamente. Os fitoterápicos são os medicamentosobtidos a partir de matérias-primas ativas vegetais. Os medicamentos desse tipo usados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Acredita-se que cerca de duas milplantas brasileiras sejam usadas como remédios naturais pela população. O Ministério da Saúde possui atualmente uma lista com 71 nomes de plantas medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANTAS MEDICINAIS
  • Plantas Medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!