Planta veronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O aumento do consumo individual de medicamentos que se observa por todo o mundo tem originado nos últimos anos um interesse renovado pelas plantas medicinais, um retorno às fontes naturais para o tratamento de doenças. Este fenómeno poderá explicar-se pelo facto de grande parte dos medicamentos ter tido origem precisamente em espécies vegetais, pelo desejo de regressar à Natureza que se observano homem moderno e por uma certa desconfiança em relação aos medicamentos de origem sintética de produção industrializada.

Planta Verónica
Nome cientifico: Veronica officialis L.
Outros nomes: Veronica-das-farmacias, Verónica-da-alemanha, chá-da-europa,Verónica-macho,carvalhinha,erva-dos-leprosos
Familia: Escrofulariáceas
A Verónica é uma pequena planta rastejante das clareiras e dos cortesdas florestas.
A planta conheceu um período áureo na Alemanha nos séculos XVI e XVII. Os médicos alemães consideravam na um remédio miraculoso para a tísica e muitas outras afecções respiratórias e digestivas. Em 1690, Johann Franke consagrou-lhe exclusivamente 300 paginas, o que confirma o alto apreço atribuído às sua propriedades.
Habitat: Europa excepto na região mediterrânica; matasabertas, orlas, clareiras,pastagens pobres, à beira das valas; em Trás-os Montes, Minho e montanhas até 1000m. É uma planta que exige condições excepcionais de vegetação, em certas regiões e em determinadas épocas.
Identificação: de 0,10 a 0,40 m de altura. Vivaz, caules duros, prostrados, enraizados nos nós; folhas opostas, acinzentadas, vilosa, com pecíolo muito curto ou nulo, limbo oval, ligeiramenteserrilhadas, por vezes arredondadas no vértice; flores azul-malva muito claras( Maio-Julho), em pequenos cachos erectos, fruto viloso, triangular, levemente perfumada e sabor amargo.
Partes utilizadas: sumidades floridas, folhas ( Maio-Junho); secagem em molhos.
Componentes: tanino, resinas, principio amargo, aucubósido, orgânicos, sais minerais.
Propriedades: aperitivo, depurativo,estomáquico, expectorante, galactagogo (facilita a secreção do leite), vulnerario, ou seja , contribui para a cicatrização das feridas e adstringente.
Tratamento de : aerofagia, apetite, bronquite, fadiga, fígado, icterícia, queimadura, rim, ulcera.

Aerofagia: uso interno, decocção de Verónica, 100g de sumidades floridas e folhas secas e fragmentadas em 1 l de agua fria. Aquecer, ferver 10 mins einfundir outros 10 mins; 1 chavena 20 mins antes das refeições principais
Apetite: para aumentar o apetite, uso interno,decocção de Verónica, 80g de sumidades florais secas para 1l de agua , ferver 10 mins; 2 chávenas por dia.
Fadiga: uso interno, infusão de Verónica, 20 g de sumidades floridas para 1l de agua fervente, infundir 5 mins; 1 chavena por dia.
Figado: uso interno,decocção de Verónica,80g de flores e de folhas secas para 1l de agua, ferver 10 mins, infundir 10 mins
Ictericia: uso interno, infusão de Verónica, 30 g de sumidades floridas para 1l de agua fervente, infundir 10 mins.
Queimadura. De uso externo, infusão de de 10 g de flores para 1 l de agua fervente, infundir 10 mins.
Rim :tratamento durante três semanas, uso interno, infusão de 40 g de sumidades floridas para 1lde agua fervente, infundir 10 mins.
Ulcera cutânea : uso externo, decocção de Verónica, 50g de planta para 1l de agua, ferver 10 mins.

Becabunga
(Verónica beccabungu L. Morriao-d’água Bras.: verónica)
Escrofularíáceas
As espécies de Verónica distinguém-se facilmente de outras flores com quatro pélalas, principalmente das da familia das Cruciferas, porque, ao contrário destas, possuem duaspétalas de dimensões muito diferentes. Além disso, a sua cor azul ou lilás é a mais frequente.
Supõe-se que o nome do género é uma alusão à toalha com que Santa Verónica limpou o rosto de Cristo durante a sua Paixão e que conservou as marcas de um rosto humano; assim, com alguma imaginação, é possível observar, na corola bem aberta de certas espécies de Verónica, uma fácies humana.
A...
tracking img