Planp de marketing cafeteria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Interdisciplinar

4º Período

Investigação e Conhecimento do Mercado

Equipe:






JUNHO/2010

SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 2
2 - O PROBLEMA DA PESQUISA 3
2.1 - FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 3
2.2 - EXPLORAÇÃO INICIAL DO TEMA 3
3 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA 4
3.1 - DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS 4
3.2 -ESTABELECIMENTO DAS HIPÓTESES 4
3.3 - ESTABELECIMENTO DAS NECESSIDADES DE DADOS, VARIÁVEIS E INDICADORES 5
3.4 - DETERMINAÇÃO DAS FONTES DE DADOS 5
3.5 - DETERMINAÇÃO DA METODOLOGIA 5
4 - APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
5 - CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
ANEXOS 20


1 - INTRODUÇÃO
Nos dias atuais o mercado se mostra em grande concorrência, e para se destacarperante aos demais é necessário entender esse mercado. A qualidade do serviço, do atendimento oferecido e o conhecimento do publico alvo é de extrema importância para que o negócio prospere. Fazer uma elaboração de estratégias e pesquisa de mercado também ajuda a compreendê-lo, conhecer seus concorrentes e saber como anda o funcionamento deles é de suma importância.
Com este trabalho, foi possívelavaliar a estrutura de mercado, o público almejado e as estratégias a ser aplicada num empreendimento como o de uma cafeteria unida a lounge, cujo nome é Café Royalle, visando o seu sucesso. O conhecimento adquirido de sua concorrência foi um fator importante na busca pelas vantagens competitivas.
Utilizamos nesse trabalho uma pesquisa descritiva e de amostra probabilística de 103 entrevistas comclientes em potencial.
Depois da pesquisa feita, foi possível traçar estratégias mercadológicas que giram em torno dos clientes e também da cafeteria, tais como: no ambiente Lounge, a inovação será constante, cada noite será típica de um país, o atendimento diferenciado, e músicas variadas para agradar a todos os ouvintes. Já na cafeteria o diferencial será nos serviços oferecidos, como um espaçointernet wireless, área para fumantes e não-fumantes, e a qualidade dos produtos. Tudo isso se torna necessário para que o público se sinta atraído ao ambiente.
Tendo conhecimento da escassez de profissionais qualificados nesse ramo de atividade, destacamos esse ponto como o mais fraco até então, mas para que essa realidade mude, estaremos oferecendo treinamentos para todos os nossosprofissionais. O ponto forte que mais se destaca é a inovação que será sempre um fator de grande importância para a conquista de mercado.
Nos quesitos preços, localização, qualidade de produtos e atendimento, o fator em destaque é a localização uma vez que o público almejado se encontra em grande quantidade na região escolhida (Savassi) e o acesso é fácil por todas as regiões.
A busca pelo novo seráconstante, para nos tornamos o melhor e sermos referencia no seguimento.


2 - O PROBLEMA DA PESQUISA
2.1 Formulação do problema

Sendo Belo Horizonte a capital dos barzinhos, e com a mídia cada vez mais solidificando este conceito, fica mais difícil à aceitação de novos produtos e serviços que possam de alguma desmistificar essa cultura. Para um pesquisa de marketing o mineiro são consideradosideais, pois são o público de maior exigência e propriamente conhecidos como “desconfiados” para aceitar novos produtos e serviços.
Cada vez mais Belo Horizonte esta sendo reconhecido pelas empresas do Brasil e do mundo, com isso, esta tendo uma diversificação de culturas e hábitos. O consumo de café esta em aumentado, os desejos dos clientes em querer café diferenciado tanto na textura quanto nosabor. O que pode ser feito?

2.1 - Exploração inicial do tema

Por meio de pesquisa exploratória buscamos levantar indagações do nosso publico alvo sobre a idéia de unir uma cafeteria a um lounge em diferentes horários, porem em um só local, trabalharemos no objetivo de adequar os dados obtidos na pesquisa a viabilidade do nosso negocio
Com as informações obtidas na pesquisa optamos pela...
tracking img