Planos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO VERÃO

Introdução

De 1985 à 1994 a principal meta da condução política da Nova República era o combate da inflação, que foi o grande fantasma da economia brasileira durante a década de 80, em que era difícil prever até o valor de um alimento da noite para o dia. Tal política pautou-se por uma negociação convencional da dívida, na expectativa de que, uma vez feita a “paz” com oscredores externos, estes facilitassem o ingresso de novos empréstimos, com os quais seria possível aliviar as necessidades de financiamentos domésticos do setor público.Isso foi tentado de diferentes formas através de uma série de “Planos Econômicos” que visavam a queda abrupta da inflação intercalados por períodos de controle ortodoxos. Entre os Planos destaca-se: Cruzado(1986) ; Besser(1987) ;Verão(1989) ; Collor I(1990) ; Collor II(1991) e Real(1994). Esses Planos tinham por base o diagnóstico da inflação inercial, trazendo como principal elemento o congelamento dos preços, sendo que a cada plano incorporavam-se novas características, aperfeiçoando os planos anteriores na tentativa de não incorrer nos mesmos erros.
Foi uma fase marcada por grandes oscilações nas taxas de inflação ; gráfico aseguir:

Além de não ter realizado tal expectativa governamental, o acordo assinado com os banqueiros internacionais no segundo semestre de 1988 exigia do Brasil o pagamento dos juros, o que forçava a economia a gerar enormes saldos comerciais para atender aqueles compromissos.
É nesse contexto, que o Plano Verão foi instituído instituído pela Medida Provisória nº 32, de 15 de janeiro de1989, convertida na Lei 7730/89, pelo ministro Maílson Ferreira da Nóbrega, que havia assumido o lugar de Bresser Pereira, pelo governo do presidente José Sarney.
Os meses que procederam foram marcados pela tentativa governamental de definir as regras da política econômica (preços, salários, moeda e gastos públicos) no âmbito do pacto social, mediante o acordo com empresários e trabalhadores.Essas negociações constituíram-se, no entanto, muito mais num expediente utilizado pelo governo com o objetivo de ganhar tempo e protelar decisões, do que numa tentativa séria de buscar legitimidade social para estabelecer as regras de uma política econômica mais duradoura e não volátil e casuística como a que vinha sendo praticada. A frustração de tais negociações acabou retirando ainda mais acredibilidade necessária para conferir alguma eficácia a sua política econômica.

As principais características do Plano Verão:

Objetivo principal e imediato era impedir que a inflação disparasse para uma hiperinflação. A ideia básica do Plano Verão era a tentativa de regular a demanda através de uma combinação da politica fiscal e monetária (muito mais monetaria do que fiscal).
Reformamonetária:
Criação de uma nova moeda, o cruzado novo (NCz$), em substituição ao cruzado (Cz$), do qual foram cortados três zeros. Assim, Cz$ 1.000,00 viraram NCz$ 1,00.
Tabelamento de preços:
Os preços em geral foram tabelados, por tempo indeterminado,no nível do consumidor final, segundo os valores vigentes em 15 de Novembro dia anterior foram autorizados os seguintes aumentos de preços:
14,8%para a energia elétrica;
19,9% para a gasolina;
30,5% para o álcool;
33,3% para o pão;
35,0% para as tarifas telefônicas;
47,5% para o leite e
63,5% para as tarifas postais.
Correção dos salários:
Os salários foram corrigidos com dois movimentos:
o primeiro consistiu em corrigir todos os salários tendo por base o poder de compra médio dos últimos doze meses, portanto, de janeiro adezembro de 1988;
o segundo consistiu em aplicar sobre esses valores a URP (Unidade de Referência de Preços), de janeiro de 1989, prefixada em 26,1%. Ficou estabelecido que, a partir de fevereiro, a URP não mais seria utilizada para corrigir os salários dos trabalhadores, mas também não foi estipulada uma nova regra.
Ficou previsto também que os ministros do Planejamento, da Fazenda, do...
tracking img