Plano Inclinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. DOMÍNIO CONCEITUAL 3
2.1. TEORIA 3
2.2. PRINCÍPIOS 3
2.3. CONCEITOS 4
3. HIPÓTESES 4
4. EVENTO 4
5. MATERIAL UTILIZADO 5
6. REGISTRO 5
7. DADOS 6
7.1. Fórmulas utilizadas na Tabela Memória de Cálculo. 7
7.2. Gráfio analisando as Massas Encontradas 8
7.3. Diagrama de forças aplicadas no carrinho no papel milimetrado, identificando as forças P, Px, Py e Fd 88. RESULTADOS 9
9. CONCLUSÃO 9
10. DIAGRAMA EM “V” – PLANO INCLINADO 2
11. REFERÊNCIAS 3




1. INTRODUÇÃO
Os fenômenos mecânicos surgiram nas civilizações antigas, em virtude da
necessidade que esses povos dessas civilizações encontravam para criarem máquinas que os liberassem de certos esforços e que aumentassem a potência dos recursos de que dispunham, acredita-se que a construçãodas pirâmides do Egito foi facilitada pelo plano inclinado.
O plano inclinado é um exemplo de máquina simples e como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.
Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento nadistância pela qual o objeto tem de ser deslocado.

Figura 1 - Exemplo de plano inclinado
A Lei da Conservação de Energia nos diz que a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por umadistância maior.
Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.
Na parte da física chamada dinâmica as leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças.

2. DOMÍNIO CONCEITUAL
2.1. TEORIAPara essa investigação vamos nos basear na teoria de Newton para o equilíbrio dos corpos que estão sujeitos a ação de duas ou mais forças.
Pode-se identificar a presença dos princípios abaixo:
1ª. Lei ou princípio da inércia:
Estabelece que um corpo permanecer em seu estado de movimento (repouso ou movimento retilíneo uniforme) a menos que sobre ele atue uma força resultante que altere estacondição.
2ª. Lei (Dinâmica):
Estabelece a relação entre a força resultante F e a aceleração que ela produz a. Ela indica que a força é proporcional a aceleração e a constante de proporcionalidade é a massa (m) do corpo:

3a Lei ou Lei da Ação e Reação:
 Estabelece que para toda a ação há uma reação de igual intensidade, mesma direção e sentido opostos atuando nos corpos que interagem. Éimportante ter em mente que ação e reação atuam em corpos diferentes, caso contrário elas sempre se anulariam.
2.2. PRINCÍPIOS
Vetores: um elemento matemático com aplicações em Física e outras ciências
Dinâmica: é um ramo da mecânica na Física, que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento.
Equilíbrio estático: arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso de modo quea resultante dessas forças tenha módulo igual à zero.
Leis de Newton (inércia, dinâmica, ação e reação): são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças.
2.3. CONCEITOS
Massa (m): A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, eladá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado. É medida em quilogramas.
Força Normal (N): força de reação que a superfície faz em um corpo que esteja em contato com esta, essa força é normal à superfície.
Força Peso (P): força gravitacional sofrida por um objeto em virtude da atração gravitacional nele exercida por outro corpo massivo.
Tensão (T):...
tracking img