Plano financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO

‘Sonhos e Histeria” foi concluído ontem. É um fragmento de análise de um caso de histeria em que asexplicações se agrupam em torno de dois sonhos. Portanto, é, na realidade, uma continuação do livro sobre os sonhos.
(Sigmund Freud, Carta 140 á Flies )

O presentetrabalho tem como proposito relatar um dos casos clínicos de Sigmund Freud. A paciente éIda Bauer nascida em 1882, no qual Freud usou o Pseudônimode Dora.
Dora foi atendidapor Freud por apenas três meses no final de 1900,quando possuía 18 anos de idade, seu caso foi descrito em 1901 mais só foi publicado em 1905, com o titulo “Fragmento daanalise de um caso de histeria”. O nome é porque Freud havia decidido publicar as suas conclusões de um caso de cura psicanalítica que, afinal, não fora concluído. Apaciente, Dora, abandonara o tratamento, abruptamente, onze semanas após seu início.
Freud informa que o que precipitou a primeira consulta foi após uma briga com o pai, bemcomo o quadro depressivo que havia culminado com uma tentativa de suicídio de Dora.
Dora acusa seu pai de mentiroso, uma vez que acreditava que este produzia sintomaspara poder encontrar-se coma Sra. K., além de acusá-lo de querer entregá-la ao Sr. K., em troca da cumplicidade deste. Na interpretação de Freud, ter-se-ia tratado de umaprojeção, mas podemos pensar também em uma identificação de Dora com o pai, pois se observarmos acaba se comportando de maneira semelhante a este.
Em a “Interpretação dossonhos” publicada um ano antes da descrição do caso,Contém ainda resoluções de sintomas históricos e considerações sobre a base sexual-orgânica de toda enfermidade.
tracking img