Plano Estrategio Marista

8549 palavras 35 páginas
Plano Estratégico

planejamento estrategico carta c2 2

2007-2012

21.11.06 19:23:02

Mensagem do Diretor-Presidente
No mundo contemporâneo, uma instituição que possui responsabilidade para com os seus membros e para com os beneficiários de sua ação acolhe, com audácia e esperança, o imperativo de pensar e planejar o seu futuro. Tal imperativo se apresenta, sem exceções, para todas instituições, independente de sua natureza. Considerá-lo com seriedade, operacionalizando-o em conformidade com as exigências técnicas e o rigor científico exigidos em planejamento, revela o elevado grau de responsabilidade social da instituição. Neste contexto se inserem a União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE e a União Norte Brasileira de Educação e Cultura – UNBEC ao realizarem o seu planejamento estratégico.
Quase centenárias, sem fins econômicos e filantrópicas, com forte e tradicional atuação na educação, ensino, assistência social, comunicação social e cultura, a UBEE e a UNBEC foram fundadas pelos Irmãos Maristas para viabilizarem os seus objetivos estatutários nessas áreas de atuação. Em 2004, a UBEE e a UNBEC deliberaram pela opção estratégica de unificarem, em uma só estrutura, a direção e a gestão de suas atividades, de suas ações e da quase centena de instituições pelas quais são responsáveis, passando a operar como UBEE-UNBEC. Tal deliberação ensejou, de forma inequívoca e inadiável, reordenar estrategicamente a sua nova organização, por meio de um processo de planejamento.
O engajamento em renovar, mais uma vez, ao longo de sua já longeva trajetória, o eficaz esforço de seus próceres, foi fator determinante para que a UBEE-UNBEC operacionalizasse a presente ferramenta de gestão. Por seu intermédio, de forma clara e organizada, expressa os elementos orientadores de sua ação estratégica no horizonte do próximo sexênio (2007 – 2012). Aqui, neste documento, a UBEE-UNBEC, coerente com suas origens e opções fundacionais, reafirma, em

Relacionados