Plano Estrat gico Para o Setor de Servi os em 2015

734 palavras 3 páginas
Faculdade Paraíso
Curso : Administração
Período :

Política Fiscal Anticíclica
Uma política econômica anticíclica consiste no conjunto de ações governamentais voltadas a impedir, sobrepujar, ou minimizar, os efeitos do ciclo econômico. Ciclos econômicos são flutuações da atividade econômica, que fazem parte do capitalismo e caracterizadas pela alternância de períodos de ascensão (picos) e períodos de recessão. Os ciclos econômicos decorrem da sobre acumulação ou super produção, à qual se seguem expectativas de declínio da taxa de lucro (ou de que a taxa de lucro seja menor que a taxa de juros), o que provoca a redução de investimentos e desaceleração do nível de atividade. Fatores como os choques do petróleo e as crises financeiras, podem contribuir para reverter o ciclo e acentuar seus efeitos.
As políticas anticíclicas são defendidas pelos keynesianos, que consideram que o ciclo econômico não é autorregulado, como pensavam os neoclássicos. Segundo a escola keynesiana o déficit público é o principal instrumento de política econômica para amenizar os efeitos do ciclo. Assim, durante a recessão, o governo deve intervir, reduzindo tributos, promovendo a expansão do crédito e o aumento dos gastos, realizando investimentos capazes de estimular a economia.
As políticas designadas como anticíclicas podem ser acionadas através do vários instrumentos de intervenção que o Estado dispõe. Podem estar relacionadas à política monetária, através de expansão da liquidez e da taxa de juros, como também de políticas fiscais ativas. Estas últimas podem estar relacionadas, por exemplo, a redução seletiva da carga tributária, ou também através de uma expansão de gastos públicos, de preferência com investimentos. É até recomendado incorrer-se em déficits públicos temporários. Em ambos os casos, o Estado é chamado para fazer um contra-ponto à incapacidade do mercado em prover dinamismo à economia.
A Política Fiscal que é a manipulação dos tributos e dos gastos do governo para regular a

Relacionados

  • mercado nautico
    1775 palavras | 8 páginas
  • Estrategia TW 1
    7679 palavras | 31 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas