Plano diagnostico de uma loja de confecções e implantação de subsistemas de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO EXECUTIVO

Diante da necessidade de criar vantagem competitiva as empresas têm procurado um diferencial em sua maneira de gestão de pessoas, o que na verdade só é possível através de seus colaboradores. Pois seus funcionários são os principais responsáveis pelo sucesso da organização (Chiavenatto2000).
Por outro lado, as empresas estão sendo cada vez mais cobradas em diversosaspectos, por melhores resultados, por produtos de qualidade, inovações em todas as áreas, atendimento eficiente e eficaz ao cliente, respeito aos prazos e melhores preços.
Naturalmente, a concorrência entre as organizações faz com que as empresas optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova exigência do mercado.Efetivamente, em função das novas demandas das organizações sobre os indivíduos, como iniciativa, autonomia, criatividade e trabalho em equipe, vários teóricos têm considerado o recrutamento e a seleção como a política mais estratégica diretamente relacionada à administração de RH.
De modo que, é através desse processo que as organizações identificam talentos para criar vantagem competitiva.Este estudo teve como foco o setor de Confecções.
A fim de cumprir com o objetivo de investigar os subsistemas foi realizada uma pesquisa de caráter exploratória pelo fato de caracterizar o problema e defini-lo melhor, promovendo critérios de compreensão de dados e informações. Além disso, é descritiva, na medida em que objetiva descrever as características de determinados fenômeno, foi feitoum estudo de caso, visto que este tipo, segundo Santos (1997, p27) “caracteriza-se pela seleção de objeto de pesquisa restrito, com o objetivo de aprofundar-lhe os aspectos característicos”.
Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semi-estruturada com o responsável pela Empresa Sra. Valdeci.
A entrevista teve como objetivo realizar um diagnóstico das políticas de RHutilizadas pela empresa com foco no recrutamento e seleção, treinamento desenvolvimento e avaliação de desempenho, classifica-se como pesquisa bibliográfica, pois se recorrerá ao uso de material acessível ao publico em geral, como livros, artigos, embora estes sejam apresentados de forma excessivamente agregada. A partir desses dados, serão sugeridas ações de melhoria para este processo.
ParaVERGARA (2004) “Pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado
desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”.
Justifica-se a preferência em desenvolver esta temática por considerar de fundamental importância aprofundar a compreensão do processo de recrutamento e seleção de pessoal e Treinamento edesenvolvimento o qual é visto como uma necessidade que se faz a cada dia mais estratégico e complexo. Apresentaremos neste estudo as praticas utilizadas pela empresa valykel na sua gestão de Pessoas.
O papel de gestão de pessoas no cenário atual versa sobre as tendências e ações, que são consideradas úteis e validas em termos de administração de pessoas.
Pode-se observar que as empresas seapresentem em vários estágios de desenvolvimento no que tange à Gestão de Pessoas. Algumas ainda trabalham apenas com controle das rotinas trabalhistas, outras estão na fase de operacionalização de alguns subsistemas e, umas poucas têm uma visão estratégica e uma filosofia humanizada.
No cotidiano empresarial a inovação deve ser uma constante, desenvolvendo um estilo de administração dinâmico,aberto, democrático, gerador de oportunidades e liberador de potencialidades, removendo obstáculos e encorajando a iniciativa pessoal promovendo o desenvolvimento profissional através da orientação quanto aos objetivos e metas a serem alcançados.
Segundo ZANETTI (2007), uma empresa, seja qual for seu tamanho ou área de atuação, ergue-se sempre sobre um elemento básico, que a sustenta...
tracking img