Plano de Voo- Biocumbustíveis na Aviação

21045 palavras 85 páginas
PLANO DE VOO PARA BIOCOMBUSTÍVEIS de AVIAÇÃO NO BRASIL:
PLANO DE AÇÃO

PLANO DE VOO PARA BIOCOMBUSTÍVEIS de AVIAÇÃO NO BRASIL:
PLANO DE AÇÃO

uma iniciativa de
Boeing/Embraer/ FAPESP e UNICAMP
JUNHO de 2013

PLANO DE VOO PARA BIOCOMBUSTÍVEIS de AVIAÇÃO NO BRASIL: PLANO DE AÇÃO 3

Patrocinadores

Stakeholders

PLANO DE VOO PARA BIOCOMBUSTÍVEIS de AVIAÇÃO NO BRASIL: PLANO DE AÇÃO 5

Prefácio

A indústria da aviação está comprometida com a redução de seu impacto ambiental e estabeleceu metas ambiciosas para atingir um crescimento neutro em carbono até 2020 e reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono (dos níveis de 2005) até 2050. Atualmente, a indústria de aviação gera aproximadamente 2% das emissões de dióxido de carbono causadas pelo homem; é uma parte pequena, mas crescente, e as projeções sugerem que atingirão um nível de 3% até 2030.
A Boeing e a Embraer, na condição de companhias líderes do setor de aviação comprometidas com um futuro mais sustentável, uniram esforços para apoiar iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) decorrentes do transporte aéreo. Essas emissões representam uma preocupação global importante no século 21, e a indústria da aviação, em fase de expansão, precisará encontrar maneiras de reduzir sua contribuição, particularmente por meio da substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis sustentáveis.
As companhias aéreas também estão fazendo sua parte. Criaram, em escala global, o Sustainable
Aviation Fuel Users Group (SAFUG), uma organização que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e a comercialização de biocombustíveis sustentáveis para a aviação.
O Brasil é internacionalmente reconhecido por sua longa experiência no uso da biomassa para fins energéticos, a começar por madeira, etanol de cana-de-açúcar e biodiesel. A bioenergia moderna representa cerca de 30% da matriz energética do Brasil, país que tem um longo histórico de conciliar produção de

Relacionados