Plano de negocios - unidade estrategica de negócios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FGV Management MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

EMPRESA: POTENCIAL RH

GRUPO: Christina Jacob Christian Rogerio de Menezes Cristiano A Oliveira Dario Alberto Endler Edson Rodrigues da Silva

Projeto apresentado para Disciplina “PROJETO INTEGRADO DE NEGÓCIOS - PIN” Prof. Luiz Antonio Jóia, D.

SANTO ANDRÉ Setembro/2003

SUMÁRIO EXECUTIVOEsse Plano Integrado de Negócios descreve o planejamento para implantação de uma Unidade Estratégica de Negócios na empresa Potencial RH, localizada em São Paulo, bairro de Pinheiros, para atuar no mercado de Recrutamento e Seleção de Executivos, oferecendo serviços de apoio a recrutamento (pesquisa) em âmbito nacional. A Potencial RH é uma empresa de consultoria em Recursos Humanos queatua no mercado de seleção de executivos desde 1983. Desde a sua criação tem procurado aprimorar seus processos com o objetivo de criar diferenciais competitivos melhorando a qualidade de seus serviços de forma a aumentar o valor percebido por seus clientes. O grupo desejava elaborar um Plano Integrado de Negócios para a área de Recrutamento e Seleção e uniu esforços com esta empresa.Atualmente o processo de Seleção é executado pela Potencial RH em 15 dias, o que é um diferencial frente ao mercado, porém em breve seus concorrentes conseguirão se equiparar. A Potencial RH somente manterá seu diferencial se conseguir reduzir ainda mais esse prazo. Para isso necessita de uma solução criativa. O grupo percebeu uma possibilidade de melhoria no processo da Potencial RH utilizando-se,como base para pesquisa, perfis de candidatos ao invés de seus currículos, o que motivou a elaboração deste projeto integrado de negócios. A proposta é a de criar uma Unidade Estratégica de Negócios que gerencia um Banco de Dados de perfis de profissionais, integrado com ferramentas de pesquisa e contato com os mesmos, para ser usado em processos de recrutamento. Esse serviço tem comopúblico-alvo “Headhunters” e empresas de Consultoria em RH. Como trabalho de conclusão do curso de MBA em Gestão Empresarial da FGV optouse por implementar um produto novo em um mercado já existente de uma empresa real, o que nos possibilitou aplicar na prática os conceitos absorvidos e simular as projeções e o planejamento do PIN, de maneira realista, sendo que o mesmo será efetivamente aplicado naprática. Apesar da referência bibliográfica ter informações fartas, a maior parte das informações apresentadas neste trabalho foi obtida a partir de entrevistas feitas com pessoas chave das organizações Transearch Brasil e Potencial RH. Dentre essas pessoas, podemos destacar em especial o auxílio prestado pelos colaboradores Ewaldo Endler e Renata Balduzzi, aos quais prestamos nossosagradecimentos.
2/100

O plano prevê a implantação desse novo negócio a partir de Janeiro de 2004, com o início da operação em Abril de 2004, atendendo a 20 processos de recrutamento por mês, chegando a 90 processos em um horizonte de 3 anos. Este crescimento é significativo, dado que o crescimento esperado para o mercado é de 10% a.a. Para a implementação desse novo negócio, será necessárioum investimento inicial de R$ 200.000,00, no primeiro ano, que serão aplicados principalmente na implementação do sistema e em Marketing e Publicidade. O retorno sobre este investimento está estimado em 45% a.a. ao final de 3 anos. Após o estudo a análise envolvendo pesquisas, diversas entrevistas e reuniões, o grupo concluiu ser viável a implementação desse negócio conforme detalhado noscapítulos que se seguem.

3/100

ÍNDICE 1 2 3 VISÃO DO NEGÓCIO ..............................................................................................9 MISSÃO DO NEGÓCIO .........................................................................................10 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO ..................................................................................11 3.1 Introdução...
tracking img