Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade de Estudo

10

Modelos de Gestão
Administração Estratégica

Introdução
Na última unidade, nossa viagem ao longo da história da administração situou-se por volta da década de 70, em que estudamos a Teoria Contingencial. Aprendemos com essa teoria que não existe uma única forma de gestão adequada, mas sim múltiplas formas adequadas de se gerir. Também aprendemos que não há nada deabsoluto nos princípios de organização, tudo é relativo e depende do ambiente no qual a organização está inserida. Além das influências do ambiente, também observamos que a tecnologia determina a natureza da estrutura e do comportamento organizacional. Neste contexto, você já deve saber que as organizações, atualmente, estão inseridas em um ambiente dinâmico e turbulento. Essa dinamicidade exigeaperfeiçoamento contínuo das organizações, e uma constante revisão dos objetivos, metas e estratégias. É a partir desse contexto, que se desenvolveu a Administração Estratégica, com maior ênfase a partir da década de 80. Trata-se de uma nova teoria da administração, no qual a estratégia e o planejamento estratégico passaram a ganhar destaque, principalmente visando orientar as organizações nesteambiente de turbulência e dinamicidade. Vamos conhecer as origens e principais características da Administração Estratégica.

Origem da Administração Estratégica
A estratégia começou a ocupar espaço no mundo empresarial em meados dos anos 1960, em resposta à obsolescência dos tradicionais planejamentos em médios e longos prazos e à dificuldade de esses instrumentos se adaptarem a um ambienteturbulento. A partir de 1980, o enfoque do planejamento estratégico ganhou amplitude, profundidade e complexidade, dando origem à administração estratégica. (FERREIRA; REIS; PEREIRA, 2002). A administração estratégica tem como objetivo máximo o desenvolvimento de valores da corporação, sua capacitação gerencial, suas responsabilidades como organização inserida na sociedade e seus sistemas administrativosque interligam o processo de tomada de decisão estratégica, tática e operacional, em todos os níveis hierárquicos, tanto entre os diversos negócios quanto entre as diferentes linhas de autoridade funcional. Ou seja, a administração estratégica vai além de um processo sistemático de análise de informações, pois procura capacitar as pessoas a pensar estrategicamente, alcançando uma mudança decomportamento dos decisores. (FERREIRA; REIS; PEREIRA, 2002).

1

Unidade de Estudo

10

Modelos de Gestão
Administração Estratégica

O Planejamento Empresarial
O que é estratégia e por que deve ser considerada? Igor Ansoff, considerado o pai do planejamento estratégico e da administração estratégica, define estratégia como as regras e diretrizes para a decisão, que orientam o processo dedesenvolvimento de uma organização. Portanto, as decisões estratégicas são aquelas que permitem a empresa desenvolver e perseguir seus objetivos da melhor forma, considerando suas relações com o ambiente. A Administração Estratégica se interessa pelo papel dos objetivos nas decisões estratégicas.
Quadro 1: O que é estratégia e por que deve ser considerada? Fonte: Adaptado de Ferreira, Reis ePereira (2002).

No passado, o processo de administração estratégica era influenciado em grande parte pelo departamento de planejamento das organizações. Os integrantes desses departamentos eram envolvidos pelo projeto e implementação dos sistemas de administração estratégica dentro de suas organizações. Entretanto, mais recentemente, os departamentos de planejamento perderam um pouco de sua influência(CERTO; PETER, 1993). O processo atual de administração estratégica tende, especialmente, em organizações menores, a ser dominado pelo diretor-presidente da companhia. O presidente é também considerado como o principal responsável pelo sucesso do processo. Isso não significa, contudo, que o presidente execute o processo de administração estratégica independentemente. Pelo contrário, o processo...
tracking img