Plano de negocios de recilagem de pet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como acontece a reciclagem do PET.
O PET pode ser reciclado de três maneiras diferentes:
1 - Reciclagem química. Utilizada também para outros plásticos, separa os componentes do PET, fornecendo matéria-prima para solventes e resinas, entre outros produtos.
2 - Reciclagem energética. O calor gerado com a queima do produto pode ser aproveitado na geração de energia elétrica (usinastermelétricas), alimentação de caldeiras e altos-fornos. O PET tem alto poder calorífico e não exala substâncias tóxicas quando queimado. Outros materiais combustíveis também podem ser utilizados.
3 - Reciclagem mecânica. Praticamente todo o PET reciclado no Brasil passa pelo processo mecânico, que pode ser dividido em:

RECUPERAÇÃO: Nesta fase, as embalagens que seriam atiradas no lixo comum ganham o statusde matéria-prima, o que de fato, são.
As embalagens recuperadas serão separadas por cor e prensadas.
A separação por cor é necessária para que os produtos que resultarão do processo tenham uniformidade de cor, facilitando assim, sua aplicação no mercado.
A prensagem, por outro lado, é importante para que o transporte das embalagens seja viabilizado. Como já sabemos, o PET é muito leve.REVALORIZAÇÃO: As garrafas são moídas, ganhando valor no mercado.
O produto que resulta desta fase é o floco da garrafa. Pode ser produzido de maneiras diferentes e, os flocos mais refinados, podem ser utilizados diretamente como matéria-prima para a fabricação dos diversos produtos que o PET reciclado dá origem na etapa de transformação. No entanto, há possibilidade de valorizar ainda mais oproduto, produzindo os grãos de PET reciclado. Desta forma o produto fica muito mais condensado, otimizando o transporte e o desempenho na transformação.

TRANSFORMAÇÃO: Fase em que os flocos, ou o granulado, será transformado num novo produto, fechando o ciclo. Os transformadores utilizam PET reciclado para fabricação de diversos produtos, inclusive novas garrafas para produtos não alimentícios. Vejano quadro abaixo a distribuição dos mercados para o PET reciclado.

VANTAGENS DE RECICLAR O PET

O Pet reciclado é utilizado na fabricação de cordas e fios de costura, carpetes, bandejas de frutas e até mesmo novas garrafas.

Além de desviar o lixo plástico dos aterros, utiliza apenas 30% da energia necessária para a produção da resina virgem.

Pode ser reciclado várias vezes, semprejudicar a qualidade do produto final.

O CICLO DE VIDA DO PET

Após a seleção, separação e pré-reprocessamento do material, a reciclagem pode ocorrer de três formas.

Na reciclagem primária, a sucata limpa é triturada em pedaços uniformes, retornando à produção de resina na própria unidade.

Na reciclagem secundária, o PET é reprocessado mecanicamente, em equipamentos que recuperam o poliésterpara a fabricação de fibras, lâminas ou embalagens.

Já a reciclagem terciária consiste na reversão química do processo que formou o polímero de PET, possibilitando o retorno às matérias-primas originais, usadas novamente para a fabricação do mesmo produto.



Processo de fabricação do produto: lixeira
A Rotomoldagem
Consiste na transformação de materiais termoplásticos através da ação demovimentos rotativos e temperatura, que provocam a distribuição da massa pela superfície interna do molde aderindo nas paredes e reproduzindo seus contornos.
O processo é recomendado tanto para a produção de peças ocas de grande porte (containers, tanques de combustível, gabinetes de equipamento), quanto para peças com dimensional reduzido (vasos, brinquedos, peças de decoração), quando aconfiguração não possibilita sua produção através dos demais processos. Tem outras vantagens, como baixo custo de ferramental e possibilidade de fabricação em pequenos lotes.

Enquadramentos tributários:

Para abrir o próprio negócio, o empreendedor deve estar preparado para um longo processo burocrático, que envolverá órgãos federais, estaduais e municipais. Em um país pobre, ou de rendimento...
tracking img