Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerando a história das instituições e das profissões que realizaram e realizam os processos de organização e preservação da informação registrada, são apresentados cronologicamente alguns fatos que a compõem.
A abordagem sobre Ciência da Informação que segue se justifica pela percepção do seu a-historicismo (supostamente devido a uma origem remota não reconhecida) e pelas constantesdissidências de grupos profissionais e campos de estudos que levaram à fragmentação em diversas vertentes, simultaneamente a uma convivência conjunta ainda não devidamente questionada, e a uma recorrente dificuldade de elaboração de seus fundamentos comuns. Estes fatores decorrem em uma atual e urgente necessidade de construção de identidades para a área e para os profissionais envolvidos nestatrajetória.
Define-se Biblioteconomia, no seu sentido restrito, como a área que realiza a organização, gestão e disponibilização de acervos de bibliotecas, e a Bibliografia como a atividade de geração de produtos que indicam os conteúdos dos documentos, independente dos espaços institucionais em que estes se encontrem.
A existência comprovada das primeiras coleções organizadas de documentos, ou o que sepoderia chamar de primeira biblioteca primitiva, data do terceiro milênio a.C. Trata-se da Biblioteca de Ebla, na Síria [...]Assurbanipal, rei da Assíria [..] Aristóteles criou em sua Escola de Filosofia. Esta biblioteca teria sido o modelo para a fundação, no século III a.C., da famosa biblioteca de Alexandria, uma das maiores já conhecidas e que sobreviveu a muitos saques e desastres naturais,até ter seu fim definitivo
Manguel (1997, p. 217) comenta que Alexandria, no Egito, era uma cidade excessivamente burocrática com um trânsito de documentos administrativos maior que sua capacidade para tal, o que demonstra disseminado domínio da escrita. No entanto, não se sabe se a biblioteca era reservada apenas aos eruditos ou a um público mais amplo. Parte do acervo desta biblioteca foiconstituído principalmente a partir de um decreto de Ptolomeu III em que todos os navios que parassem em Alexandria tinham que entregar seus livros para serem copiados (após a cópia, às vezes devolviam-se os originais, às vezes as cópias). O objetivo era o de uma biblioteca que abrigasse a totalidade do conhecimento humano registrado.
Na Idade Média, predominaram as bibliotecas ligadas a ordensreligiosas tanto no Ocidente como no Oriente, as quais foram responsáveis pela preservação da antiga cultura greco-romana registrada. No século XIII, na Europa, começaram a ser fundadas as bibliotecas das universidades, ao mesmo tempo em que surgiram os grandes colecionadores de livros entre a nobreza, cujas coleções viriam a formar o núcleo de algumas bibliotecas nacionais (Lemos, 1998).
revoluçãotecnológica impulsionou a produção do livro, contribuindo para seu barateamento e acelerando e ampliando sua distribuição. Também propiciou o rompimento do monopólio que a Igreja exercia sobre a produção editorial.
A biblioteca pública, espaço para acesso a acervo organizado, e não a Biblioteconomia, conjunto integrado de processos que possibilita aquela, é que fez parte da nova concepção demundo que passou a ser chamada de modernidade, em oposição às noções de antigo e de medieval que a antecederam. De fato, em função do surgimento da biblioteca pública, geral e aberta e do crescimento dos periódicos e de sua importância na divulgação científica, a Biblioteconomia trilhounovos caminhos, passando a dividir seus espaços com as atividades desenvolvidas pela Documentação
o termo"biblioteconomia" foi usado pela primeira vez somente em 1839 na obra intitulada "Bibliothéconomie: instructions sur l?arrangement, la conservation e l?administration des bibliothèques", publicada pelo livreiro e bibliógrafo Léopold-Auguste-Constantin Hesse. Mas foi efetivamente no século XIX que as técnicas e práticas dos bibliotecários começam a ser sistematizadas (Lahary, 1997).
O percurso da...
tracking img