Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E QUALIDADE DE VIDA
O tempo é vida e aprender a usá-lo eficazmente é uma forma de aproveita-la mais e melhor em todos os seus aspectos.
Existe uma íntima relação entre o uso do tempo e qualidade de vida humana. A administração do tempo é simples e produz sensível melhoria em rotinas pessoais. Os passos da boa prática de administração do tempo são: identificar eassumir o problema; não procrastinar; organizar a área de trabalho; reservar tempo para o inesperado; evitar o manuseio duplo; planejar o dia; não se afobar e concentrar-se nos resultados; estabelecer prioridades; começar; verificar detalhes para evitar erros caros; programar paradas regulares; e apoiar as pessoas. O tempo é vida, o dom mais precioso do universo.

1. INTRODUÇÃO
Problemasem relação ao uso eficaz do tempo são verdadeiros campos minados que podem destruir as pessoas, empresas e relacionamentos. “O tempo é a matéria-prima da vida. Administrá-lo é, portanto, uma questão de sobrevivência”, diz o consultor de empresas especializado no assunto Robert Abraham.

Em ambientes sociais nos quais as pessoas não se preocupam com administração de tempo é comum apareceremsinais de estresse, alta incidência de doenças, queda na produtividade e saída dos melhores funcionários por não suportarem tais ambiente, fazendo empresas perderem alguns dos seus melhores quadros.

2. DESENVOLVIMENTO

Mas eu não tenho tempo! Eu preciso de mais tempo! Estas são queixas comuns nos dias atuais. Na verdade, o tempo é constante e irreversível para todos. O tempo não discrimina, nemprivilegia ninguém, sendo igual para cada um de nós. Cabe a cada pessoa usufruir corretamente de cada momento que dispõe.
Para a consultora Branca Maria Sampaio, os principais desperdiçadores de tempo são: desorganização, perfeccionismo, dificuldades de dizer não, falta de planejamento e objetivo, dificuldade de delegar e a rotina de "administração de crises", que é quando a pessoa se habitua atrabalhar apagando os incêndios do cotidiano. Estes fatores, juntos ou isolados, fazem com que o tempo das pessoas renda menos do que poderia e acabe comprometendo a qualidade de vida.
Não há fórmulas definidas para resolver problemas com o tempo, devendo cada um agir de acordo com suas características. No entanto algumas abordagens podem ser úteis a todos. Devemos considerar o tempo como o nossogrande aliado, um recurso que possuímos para usar em nosso favor.

A técnica de administração do tempo apresentada segue 12 passos, assim descritos:

Passo 1: identificar e assumir o problema para si. É imprescindível admitir a responsabilidade pelo problema para querer resolve-lo. Se a pessoa acha que o problema é do dia que só tem 24 horas, que é do chefe que passa trabalhos demais, ou outrarazão externa qualquer que seja, não adianta nem querer continuar. Pare por aqui mesmo e continuará com problemas com o tempo. Assuma o problema para resolvê-lo. Não se esqueça que a mudança de hábito deve ser gradual, com modificações aos poucos, aumentando-se as chances de sucesso. Não se pode ir do 8 ao 80. A mudança gradual resulta na administração das decepções, presentes em qualquer processode evolução.

O passo 2 é não procrastinar, que é a tática adiar os problemas. Isso gera hábito de perder tempo com coisas inúteis. Protelar problemas inevitáveis só irá dificultar. Para evitar a digressão seja assertivo. Não seja tão receptivo a visitantes inesperados. Se aparecer alguém no ambiento de trabalho diga claramente que não tem tempo para bater papo. Fale que está ocupado. Não sejaatencioso. Reduza o contato visual. Fique de pé. Diminua o numero de cadeiras para visitantes na sala. A perda de tempo com supérfluos prejudica o andamento do que é essencial.

Passo 3: organizar a área de trabalho. Jogue fora o tudo que for desnecessário. Mantenha os arquivos e pastas em ordem. Faça a mesma coisa com as informações no computador. A sensação de libertar-se do caos é muito...
tracking img