Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE NÉGÓCIOS


Silvana Aparecida Amaral Said
Prof. Antonio Roberto P. Branco
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
(Processos Gerenciais (EMD)189) – Prática do Módulo II
05/12/2012



RESUMO


A importância da formalização e do planejamento no processo produtivo de inovação é de vital importância à inserção no mercado competitivo. As empresas buscam cada vez maiscompetitividade e formas de sobreviver no mercado, pois as competições por espaço, novas tecnologias e inovações exigem empresas ágeis e flexíveis. Para isso desenvolvem-se técnicas cada vez mais avançadas para gerenciá-las e diferenciá-las. A falta de capacitação administrativa e gerencial no planejamento que gera um desconhecimento do mercado, leva na maioria das vezes ao fracasso os novosempreendimentos. Para que se possa elaborar um plano de negócio é necessário primeiramente limitar o foco aplicativo do processo e analisar todos os fatores relacionados com seu ambiente. Após a elaboração devem-se analisar cuidadosamente todos os aspectos revisando periodicamente seu conteúdo para uma atualização de dados. Em vários estudos destaca-se a importância do planejamento que consiste notrabalho de preparação, na antecipação em determinar objetivos pretendidos pela empresa, e seus meios para alcançá-las. Além da oportunidade de descobrir oportunidades e ameaças para em tempo e aproveitar pontos fortes e pontos fracos para o crescimento da empresa. Em qualquer empresa é preciso de informações, análises que demonstrem a real situação e uma visão sucinta de toda empresa.Palavras-chave: Empreendedorismo. Inovação. Plano de negócio.



1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje as empresas buscam cada vez mais competitividade e formas de sobreviver no mercado, pois as competições por espaço, novas tecnologias e inovações exigem empresas ágeis e flexíveis. Para isso desenvolvem-se técnicas cada vez mais avançadas paragerenciá-las e diferenciá-las. Conforme Dornelas (1995) existe dois fatores determinantes para alavancar essas iniciativas de melhoramento contínuo do negócio e aumento da competitividade dessas empresas. Trata-se do acesso e obtenção de financiamentos e de um eficiente planejamento que permitam a implementação dessas ações.
A falta de capacitação administrativa e gerencial no planejamento que geraum desconhecimento do mercado, leva na maioria das vezes ao fracasso os novos empreendimentos. Neste contexto pode-se descrever a importância de um Plano de Negócios, considerado um planejamento empresarial e estratégico por vários autores.
A etapa de concepção e ao planejamento do empreendimento merece especial atenção para a sobrevivência futura do negócio.
“É necessário criar-se um sistemabem estruturado, que contenha tópicos relevantes para o planejamento da empresa. Assim, pode-se estipular como sendo este o momento em que será elaborado o Plano de Negócio”. (DORNELAS, 1995).
A importância da formalização e do planejamento no processo produtivo de inovação é de vital importância à inserção no mercado competitivo. Existem várias formas de se abordar o plano de negócios.
Paraque se possa elaborar um plano de negócio é necessário primeiramente limitar o foco aplicativo do processo e analisar todos os fatores relacionados com seu ambiente. Após a elaboração devem-se analisar cuidadosamente todos os aspectos revisando periodicamente seu conteúdo para uma atualização de dados.

2 A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGOCIOS

Em vários estudos destaca-se a importância doplanejamento que consiste no trabalho de preparação, na antecipação em determinar objetivos pretendidos pela empresa, e seus meios para alcançá-las. Além da oportunidade de descobrir oportunidades e ameaças para em tempo e aproveitar pontos fortes e pontos fracos para o crescimento da empresa.
Dornelas (1995) afirma a grande importância que deve ter o planejamento ao colocar a inovação no mercado....
tracking img