Plano de midia pantene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
PUBLICIDADE E PROPAGANDA

ANDRÉA MARCONDES
DRIELY VASQUES
ELLEN HARA
GIOVANA PRECIOSO
JOÃO PEDRO GUERRA


SÃO PAULO
2012
I. Público Alvo

A Pantene tem como público alvo as mulheres com idade entre 18 e 44 anos. Em sua maioria procuram produtos de qualidade e ao mesmo tempo acessíveis, para os cuidados da higiene capilar.
No Brasil a marca abrangede classe A à D, porém temos um foco principal na classe B2, C e D. Como as classes econômicas do Brasil estão passando por mudanças, existe aquela porcentagem da população que “evolui” na classificação porém mantém os mesmo hábitos e gostos pessoais.
Higiene capilar é um segmento dependente do tipo de cabelo de cada pessoa, já que exerce grande influência na compra e no resultado final, maisque a própria classe social.
Pensando em atingir diversos tipos de mulheres e seus respectivos cabelos, a Pantene tem um portfólio extenso para atender a diversas necessidades, com linhas especiais para vários tipos de cabelos e químicas.
Normalmente quem tem uma boa identificação com a marca são mulheres que querem experimentar o novo, pelo fato da marca ser inovadora e sempre investir empesquisas e produtos novos com matérias primas diferentes.
Segundo o Google Insights, o público alvo da Pantene no Brasil se concentra na região Sudeste e tem menor alcance na região Norte, como mostra a imagem abaixo.

II. Geografia

Nos últimos anos o segmento de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem crescendo progressivamente, o que não é exceção com produtos paracabelos.
Segundo pesquisas da Abihpec os produtos capilares já foram aderidos por cerca de 90% da população. Segundo foi publicado no II Caderno de Tendências, feito pela Abihpec, Abdi e Sebrae, é graças a este crescimento que o mercado cria inovações para atingir cada tipo especifico de consumidor, desde os com problema de fixação da tinta até aqueles com problemas mais sérios como queda de cabelo.Seguindo o mesmo ritmo das inovações presentes hoje no mercado, as tendências para produtos de cabelos é continuar segmentando cada vez mais seus produtos, criando linhas específicas para cada tipo de cabelo e consequentemente descobrindo ingredientes novos que cativem os consumidores, como é o caso da nova linha Pantene Fusão da Natureza que usa em sua fórmula extrato das sementes da flor decássia.
A Abihpec divulgou que em 2010 o Brasil manteve no ranking mundial de produtos para cabelo a terceira colocação, gerando uma movimentação de 6,13 bilhões de dólares e participação de 9,8% no mercado mundial.

Nos canais de distribuição da Pantene a P&G Brasil atua em 3 canais:
•MR (Modern Retail) Varejo moderno: Lojas de varejo com 10 ou mais checkouts
•HFS (High FrequencyStores) Pequeno Varejo: Lojas de varejo com até 9 checkouts
•P&P (Pharmacy & Perfumery):
- Drogarias independentes: com até 5 filiais
- Drogarias cadeia: com mais de 5 filiais
- Perfumarias

A Pantene tem um posicionamento de preço praticados no mercado acima da média. Os valores com comparação aos seus concorrentes são:

(fonte AC Nielsen)
As vendas do segmento dehigiene capilar em 2011 foram as seguintes:

(fonte AC Nielsen)
Em relação a participação de mercado em 2011, com dados referentes ao segmento completo de produtos capilares, a Pantene terminou em 2º (em quantidade de valor) e em 3º (em quantidade de volume) como mostra os seguintes gráficos disponibilizados pela P&G.


A Pantene está em 2º lugar no ranking de produtos capilares com 9%de participação no mercado brasileiro.
Em relação à participação de mercado nos diversos tipos de produto da Categoria, temos uma comparação entre o total do mercado e da marca em questão.

Distribuição:
O universo de lojas total do Brasil atualizado de 2011 é representado pela seguinte tabela:

(fonte AC Nielsen)

Em relação à distribuição numérica por canal, a Pantene está...
tracking img