Agrupamentos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSIFICAÇÃO DOS AGRUPAMENTOS HUMANOS
Os agrupamentos sociais são de grande importância para o ser humano, já que ele é o ponto de partida para a socialização do individuo com seus semelhantes. Osgrupos podem ser classificados quanto à Origem, podendo ser espontâneos, quando não tem um motivo ou objetivo discutido previamente por seus integrantes, um exemplo é a multidão. Eles também podemser contratuais ou voluntários quando são criados com a intenção de atender a um interesse comum, possuindo regras que regulamentam seu funcionamento, exemplo grupos educacionais.
Já em relação àDuração, podem ser acidentais ou periódicos, já que se formam de maneira acidental, em consequência de diferentes motivos, se desfazendo em pouco tempo, exemplo multidão. Existe ainda os permanentes oucontínuos, se caracterizam por terem estabilidade e serem de longa duração, exemplo a família.
Os grupos também podem ser classificados quanto à Estrutura, sendo difusos, onde não há presença de umregulamento. É organizado a partir de padrões de comportamentos e distribuição simples de autoridade e submissão, exemplo grupo de amigos. Podem ser também organizados, segue a regras previamenteestabelecidas em regimentos, estatutos e leis, exemplo sindicatos.
Os três fatores não são exclusivos, eles podem ser encontrados juntos em um mesmo agrupamento. Exemplo: a escola é grupo contratual ouvoluntário, permanente ou contínuo, e organizado.
LOCALIZAÇÃO DA CULTURA
Os fatos que constituem a cultura são encontrados no espaço e no tempo, e classificados em:
Interorgânica: inserida dentro dosorganismos humanos (crenças, emoções, atitudes);
Interorgânica: presente nos processos de interação social entre os indivíduos;
Extra orgânica: dentro de objetos materiais (machados, fábricas, vasos decerâmica) presentes fora dos organismos humanos, porém dentro dos padrões existentes de interação social.
Para o autor, qualquer elemento, seja ele crença, ato ou objeto, precisa ser considerado...
tracking img