Plano de marketing cup cake

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
- CAPA

- CONTRA CAPA

- ÍNDICE

I. INTRODUÇÃO

Cupcakes são bolinhos individuais, assados em forminhas de papel plissado, parecidos com muffins, porem normalmente recheados e decorados.Começaram a aparecer nos livros de culinária do Reino Unido por volta de 1790 porém, o termo Cupcake foi impresso pela primeira vez em 1828 no livro Seventy five receipts for pastry, cakes andsweetmeats. Nessa data, o nome foi dado à receita ou porque todas as medidas vinham em xícaras (cups), em vez de serem pesadas como costume na época, ou até mesmo porque eram cozidos nas xícaras. Antes disso, eram chamados de Fairy cakes (bolos de fada), pois eram muito delicados, com massa de baunilha e cobertura fondant, perfeito para o chá britânico.
Estes bolos surgiram na América já noséculo XIX, onde se tornaram rapidamente sensação. Muitos atribuiram o sucesso à facilidade e rapidez em prepará-los. Convém salientar que nessa época os fornos não eram tão sofisticados como hoje em dia e fazer um bolo convencional demorava, por isso, os Cupcakes eram tão convenientes.
E, claro, há também a corrente que defende o desenvolvimento dos Cupcakes nos Estados Unidos. Lá elesteriam começado com o nome number cakes, por causa da facilidade em lembrar as medidas de cada ingrediente para assá-los. Ficavam prontos rápido e assavam uniformemente sem queimar facilmente como os bolos tradicionais. A base do cupcake é composta por quatro ingredientes básicos - manteiga, açúcar, ovos e farinha - mas a combinação de outros ingredientes a massa e o casamento de recheios ecoberturas permite que cada cozinheiro dê o seu toque especial e deixe este bolinho cada vez mais irresistível.

II. SUMÁRIO EXECUTIVO

III. ANÁLISE DE AMBIENTE
De acordo com as informações levantadas perante o mercado, verificamos que o há um aumento no consumo de cupcakes no mercado nacional.De acordo com o professor de gastronomia Felipe Vianna, docente do Senac Campinas, o Fenômenodas confeitarias sofisticadas surgiu com força há dois anos, em Nova York, com restaurantes especializados em sobremesas e mais sofisticados do que as docerias. Logo, a tendência ganhou respaldo em terras nacionais, contando inclusive com o “abrasileiramento” das receitas. Um dos maiores nomes da confeitaria nacional, o chef pâtissier Diego Lozano, avalia que o sucesso dos doces mais sofisticadosentre os brasileiros faz parte do processo de valorização da gastronomia dentro da cultura nacional.
Por se tratar de um negócio novo na região de Mogi das Cruzes não haver um concorrente direto, a princípioo produto será distribuído em padarias e comércios locais onde hpá a presença do publico alvo e também será possível comprar por encomendas através da internet outelefone, mas somente paraa região de Mogi das Cruzes por se tratar de um produto perecível.

-Fatores Econômicos: Segundo a ABIMA(Associação Brasileira de Indústrias de Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados) o consumo de pães no ano de 2010 foi de 4,7  kg/hab/ano cerca de 2,1% maior que no ano de 2009. O consumo de bolos foi de 1,3 kg/hab/ano, 8,3% maior que o consumo em 2009. Segundo estes dados podemosnotar um aumento no consumo de pães o bolos oque torna o mercado de cupcake cada vez mais promissor. Vale destacar que no acumulado dos últimos cinco anos, as vendas de pães industriais cresceram 45,6% e as de bolo 26,9%

- Fatores Sócio-culturais: O produto se destina ao público em geral, crianças, jovens e adultos, com os gostos variados. Aniversários, pequenas reuniões, grandes jantares,eventos corporativos, casamentos, tudo é motivo para oferecer um cupcake. As pessoas que mais se interessam por este tipo de produto são aquelas que colocam a praticidade em primeiro lugar, estão abertas a experimentação e que têm pressa, ou seja com o brasileiro cada vez mais sem tempo produtos práticos, nutritivos e que propiciem uma alimentação saudável tem tudo para ganahar espaço.

- Fatores...
tracking img