Trabalho de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Etapa 1 Aula-tema: Comportamento organizacional/ visão sistêmica/ mudança.
 Conceito de Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional é o estudo das pessoas e ambiente dentro de uma organização. Trata-se de um campo interdisciplinar que usa vários estudos para pesquisar as atitudes de grupos e indivíduos dentro da empresa.

 Definições de Comportamento organizacional:Segundo John A. Wagner e Hollenbeck, 1999 o comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento organizacional dentro da empresa enfoca comportamentos observáveis, como a conversa entre grupos e ações internas como modos de pensar, perceber e decidir. O estudo também é voltado a analise da própria organização e não só individuais e levamo nome de processos organizacionais.
Para Stephen P. Robbins, 2000 comportamento organizacional é um campo de estudo que analisa três níveis de comportamento dentro das organizações: Individual, grupos e estrutura. Com o propósito de promover uma melhor eficácia na organização.

 Quadro Comparativo de Sistemas Abertos e Fechados.
Sistema Aberto Sistema Fechado
Também conhecido por SistemaOrgânico. O sistema Aberto tem varias entradas e saídas com relação ao ambiente externo. Exemplo: (faculdade) As organizações, todos os sistemas vivos e inclusive o homem. Sua relação com o ambiente é indeterminado e adaptativo, isto é,
para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio. E não obedecem as leis da física. Também conhecido como sistema mecânico oudeterminístico. O Sistema fechado tem poucas entradas e saídas com relação ao sistema externo. Exemplo: A matemática, pois não sofre influencia do ambiente, maquinas, motores e quase toda a tecnologia feita pelo homem. O sistema fechado obedece à lei da física em relação ao ambiente.

II. Etapa 02- Aula-tema: Inovação e as organizações/o indivíduo/personalidade e motivação.
 Pesquisa:
Perguntamos para duaspessoas de diferentes faixas etárias sobre o que elas entendem por inovação, abaixo relatamos as seguintes respostas:

Arnaldo 22 anos (Encarregado do setor de produção da empresa Vipi produtos odontológicos)
Ao meu ponto de vista inovação é a capacidade de se desenvolver ou fazer algo novo, objeto ou pratica ainda não inventado nem utilizado, é a habilidade de criar ou renovar. A inovação é odesenvolvimento da criatividade para facilitar um método, uma prática, uma característica ou um processo, e também para diferenciar algo do já existente.

Carlos 46 anos (Coordenador de tratos culturais, Louis Dreyfus).
Inovação é o ato de criar, se renovar, manter-se à frente da concorrência. Desenvolver técnicas e produtos capazes de alcançar a eficácia desejada.

 Inovação
Nos temposatuais a mudança se torna indispensável para as organizações que visam à eficácia e liderança. Com a tecnologia e a concorrência cada vez mais acirrada as empresas precisam estar sempre à frente em busca da inovação para o seu produto, procurando novos mercados e diferenciados públicos alvo, para não ficar para trás das outras e garantir a sua subsistência. Os impactos na sociedade é uma procuracada vez mais perto da perfeição, livre de erros e produtos com maior qualidade, e menor impacto no meio ambiente. O individuo vive em constante mudança, buscando se profissionalizar cada vez mais para atender as exigências das organizações.

 Quadro das Teorias de Personalidade
Teorias CaracterísticasTeoria dos Traços Segundo essa teoria um líder pode ser identificado pelo conjunto de traços de comportamento, que segue um padrão, para isso é preciso literalmente segmentá-los em uma série de traços observáveis. Recentemente pesquisadores selecionaram os mais importantes, que recebeu o nome de big five: Extroversão, Agradabilidade, Consciência, Estabilidade...
tracking img