Plano de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O estágio aqui em foco é aquele exercido pelo aluno de graduação do Curso de Serviço Social, em diferentes instituições, sejam elas voltadas ao atendimento social, à saúde, à educação, de caráter público ou privado, bem como empresas ou prefeituras municipais.
No âmbito do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Londrina (UEL), o estágio ocorre sob a supervisão técnica doassistente social do local onde o mesmo é realizado, e da supervisão pedagógica do docente, que é vinculado à instituição de ensino.
Portanto, são três os atores que interagem nesse processo:
• aluno = estagiário
• assistente social do campo = supervisor técnico
• docente = supervisor pedagógico
Para a operacionalização do estágio supervisionado há que se considerar a participação destestrês sujeitos, com seus respectivos papéis e funções, cuja interação deve se dar na direção de um processo construtivo da supervisão e do estágio. O aluno, nessa tríade, estabelece o vínculo entre a Instituição e a Universidade. Se isolarmos um desses atores do processo, certamente haverá uma ruptura prejudicando a relação de interdependência e cooperação para o sucesso do estágio.
Duas conclusõesiniciais já podemos resgatar dessa reflexão inicial:
• a importância de um relacionamento correto, do ponto vista ético e profissional entre esses três atores;
• planejamento do estágio, do ponto de vista pedagógico e da ação profissional, é o ato primordial desse processo.
Enfocaremos a segunda conclusão por constituir-se em nosso objeto de reflexão nesse momento.
I. O Estágio Supervisionado eo Planejamento: uma relação fundamental
Por que o planejamento do estágio é importante?
Porque, quando planejado, as diretrizes da ação do estagiário são definidas com clareza; tanto o supervisor técnico quanto o supervisor pedagógico têm consciência daquilo que podem esperar do aluno, além do suporte que devem dar nas supervisões. O risco de cair no “ativismo”; isto é, na mera execução detarefas diárias sem uma compreensão maior do “por que” e “para que” do estágio e das atividades concernentes, fica bastante reduzido.
E, o instrumento fundamental que direciona o estágio, consubstanciando-se na “bússola” que orienta todo o processo, é o plano de estágio, para o qual alguns princípios são importantes de serem considerados:
• Deve ser elaborado logo no início do estágio pelosupervisor técnico e supervisor pedagógico, com a participação do estagiário;
• Deve contemplar os objetivos em duas grandes frentes:
¨ Os pedagógicos: voltados para o aluno; para os conhecimentos mínimos que ele deve alcançar naquele período de estágio, dentro do processo de formação profissional;
¨ Os definidos no projeto específico onde o estagiário irá atuar, em função da realidade onde ocorrerá aintervenção. São os objetivos voltados para a ação profissional.
• Esses dois níveis de objetivos não se excluem e nem ocupam maior importância um em relação ao outro. Complementam-se à medida em viabilizam o atendimento tanto à finalidade da formação profissional do aluno, quanto do atendimento adequado ao usuário, à população.
Portanto, não é um plano comum; o estágio requer um planejamentoespecífico, no sentido de garantir o alcance dos dois níveis de objetivos ali presentes.
Mas, antes de refletirmos sobre a elaboração do plano de estágio, do ponto de vista metodológico, vamos resgatar um pouco a compreensão que temos sobre planejamento.
No contexto da nossa profissão, estamos sempre em contato com a questão do planejamento. Somos instados, com freqüência, a elaborarmos planos,programas e projetos frente às demandas que surgem no cotidiano de nossa prática, e a participar de diferentes projetos multiprofissionais para colaborarmos com nossa conhecimento e experiência na área do social.
O ato de planejar é inerente ao ser humano. Mesmo sem perceber ele constantemente está planejando suas atividades desde as mais rotineiras e simples até as mais complexas, que definem...
tracking img