Plano de Desenvolvimento ecoturístico da área de proteção ambiental Algodoal-Maiandeua

6759 palavras 28 páginas
PARTE 
ATIVIDADES ECOTURÍSTICAS INTEGRADAS

1. APRESENTAÇÃO

O roteiro de atividades ecoturísticas integradas, objetiva organizar, sistematizar, maximizar e descentralizar as diversas atividades relacionadas com a interação ser humano-natureza; ao mesmo tempo protegendo os importantes atributos bióticos, abióticos, estéticos, culturais e históricos, assegurando o bem-estar das populações humanas residentes, conservando e melhorando as condições ecológicas locais.
Em harmonia com os objetivos específicos da Área de Proteção Ambiental, o ecoturismo, por meio de atividades segmentadas, integradas e roteirizadas, cria condições para a recreação não destrutiva, evidenciando a importância e a beleza dos ecossistemas, da fauna e da flora do lugar. Conscientiza o turista quanto a preservação e a conservação, ao mesmo tempo que cria futuros ecoturistas preocupados com a questão ambiental dessa unidade, assim como outras unidades de conservação.
As áreas de manejo ecoturísticas selecionadas neste trabalho, foram em razão das belezas cênicas e variedades de ecossistemas. Como por exemplo, temos a “trilha de praia” (beach trekking) para caminhadas, atividade internacionalmente conhecida, sendo que no Brasil, mas precisamente no Nordeste, esta categoria é bastante difundida pelo fato de ser diferente das trilhas tradicionais (trilhas de matas e de montanhas). A descontração da praia, aliada a dimensão do oceano e belezas cênicas inerentes à região, torna a APA Algodoal, uma área de grande potencial para a prática dessa modalidade.
Em relação a atividade de observação de pássaros, a área possui grande diversidade de aves nos diferentes ecossistemas, além das espécies migratórias nos ecossitemas de praias e dunas.
A observação de pássaros, conhecida e promovida por Entidades como a “National Audubon Society Bird Watching”, atividade ecoturística praticada no mundo inteiro, onde seus adeptos fotografam,

Relacionados

  • PLANTAS MEDICINAIS
    6343 palavras | 26 páginas
  • Gestão Ambiental e Ecoturismo em Unidades de Conservação
    4611 palavras | 19 páginas
  • Metodologia
    16242 palavras | 65 páginas