Plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Contas

Plano de Contas é o conjunto de contas criado pela contabilidade para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos e contábeis, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
Esse conjunto de Contas é chamado de Plano de Contas, porque, na realidade, ele é criado antecipadamenteao uso de tais contas. Por isso, o contador tem de planejar a estruturação do Plano de Contas, de maneira que a sua principal ferramenta seja criada para lhe possibilitar o melhor dos resultados no trato com as informações contábeis.

O plano de contas é uma técnica tradicional da contabilidade de ordenação das contas, de forma lógica e estruturada, para melhor compreensão do conjuntopatrimonial sistematização do trabalho contábil. O principal objetivo das contas é possibilitar o registro dos lançamentos contábeis de forma a criar condições ótimas de classificação e acumulação dos dados.

Assim, entende-se que Plano de contas estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamentos,análises, derivações, dilatações e reduções.

É fundamental criar um plano de contas comentado de modo que este oriente os demais usuários quanto ao funcionamento e característica de cada conta. (VEJA EXEMPLO NO FINAL DESTE MATERIAL)

Muitos técnicos acreditam que apenas a evidenciação de diversos títulos de contas seja todo um Plano; este erro é encontrado com freqüência em diversos trabalhospráticos e mesmo em grande número de livros. O elenco é, realmente, a estrutura, a parte que talvez mais impressione, entretanto, observando rigorosamente o problema, podemos perceber que ele é apenas uma das partes de que se compõe a grande peça contábil que recebe a denominação de Plano de Contas.

Como se percebe, um plano, para ser completo, tem que apresentar muitos elementos.
Entretanto,pelo menos, como elementos básicos, o plano deverá conter:
1. Títulos das Contas
2. Funções das Contas
3. Funcionamento das Contas

1. Título das Contas – Elenco de Contas

Em um Plano de Contas o elenco é a relação dos títulos das contas. Costuma-se Denominá-lo também “Quadro de Contas”.

2. Função das Contas

Função de uma conta é sua ação, ou ainda, para que serve, qual opapel que desempenha na escrituração e pode ser conceituada como sendo a explicação do objeto da conta, ou então, a expressão descritiva da natureza dos fatos registráveis na conta.

3. Funcionamento

O funcionamento das contas estabelece a relação entre as contas de um mesmo plano e evidencia como elas se comportam diante de seu objeto.
Demonstra como se aumenta uma conta ou como sediminui, qual a natureza de seu saldo, quais as outras contas que normalmente com ela estabelecem contato.

Características de um bom Plano de Contas

1. Seja adaptável às necessidades da empresa
2. Tenha unidade técnica de nomenclatura e de funcionamento.
3. Seja claro, acessível.
4. Seja flexível, permitindo ampliações e reduções sem quebra de unidade.
5. Tenha precisão e exatidão dentrodos princípios e preceitos da
Contabilidade.

Composição do Plano de Contas
O plano de Contas normalmente é composto de cinco grupos.
• ATIVO - CONTAS DEVEDORAS
• PASSIVO - CONTAS CREDORAS
• DESPESAS - CONTAS DEVEDORAS
• RECEITAS - CONTAS CREDORAS
• APURAÇÃO DE RESULTADO
Estes grupos por sua vez também se dividem em sub grupos, os quais passaremos aanalisar:
CIRCULANTE
ATIVO NÃO CIRCULANTE
O ATIVO representa a parte positiva do patrimônio, a fonte de investimentos, as aplicações de recursos (BENS E DIREITOS).
CIRCULANTE
PASSIVO NÃO CIRCULANTE

PATRIMÔNIO LÍQUIDO


O PASSIVO representa a parte negativa do patrimônio, a fonte de financiamentos, as origens dos recursos (OBRIGAÇÕES)....
tracking img