plano de contas comentado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS





PLANO DE CONTAS COMENTADO



JACELINE MAIRA COSTA

Auditoria I



Joinville- SC




2013
CONTA: Caixa
CLASSIFICAÇÃO: Ativo Circulante – Disponibilidades
NATUREZA: Devedora
FUNCIONAMENTO: Debita-se quando ocorre entrada de dinheiro em espécie (papel-moeda) no caixa/tesouraria daempresa.
Credita-se quando ocorre uma saída de dinheiro, seja para pagamento de fornecedores, para uma retirada, um adiantamento, etc.
BASE CONTÁBIL/ TRIBUTÁRIA:: Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações)
CONTROLE INTERNO: Fundo Fixo de Caixa, onde periodicamente são prestadas as contas dos valores desembolsados. Caixa Flutuante, onde transitam todos os recebimentos e pagamentos da empresa.CONTA: Duplicatas Descontadas
CLASSIFICAÇÃO: Passivo Circulante
NATUREZA: Credora
FUNCIONAMENTO: Debita-se quando ocorre o pagamento da duplicada descontada pelo cliente. Credita-se quando ocorre o desconto da duplicata na instituição financeira.
BASE CONTÁBIL/ TRIBUTÁRIA: Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), Lei 11.638/07 (Reformulação da 6.404/76), CPC 38 – Instrumentos FinanceirosCONTROLE INTERNO: O controle desta conta poderá ser feito através do sistema próprio de cada empresa, no que trata de seus recebimentos; Poderão ser elaboradas planilhas para um melhor controle das duplicatas que foram a desconto, bem como das já recebidas, para que sejam baixadas no momento correto.

CONTA: Produtos acabados
CLASSIFICAÇÃO: Ativo Circulante-Estoques
NATUREZA: DevedoraFUNCIONAMENTO: Essa conta é debitada pela transferência da conta produtos em elaboração e creditada por ocasião das vendas ou transferências para outro estabelecimento da empresa.
BASE CONTÁBIL/ TRIBUTÁRIA: RIR/1999, art. 296
:CONTROLE INTERNO: O controle desta conta poderá ser feito através do sistema próprio de cada empresa, assim como conciliações ou planilhas para controle dos produtos acabados.CONTA: Seguros a vencer
CLASSIFICAÇÃO: Ativo Circulante – Despesas do Exercício Seguinte
NATUREZA: Devedora
FUNCIONAMENTO: Quando a empresa faz um seguro, ela paga o valor da despesa antecipada. Esse pagamento é registrado em conta que represente despesas pagas antecipadamente. O seguro geralmente tem a validade de um ano, isto é, uma vez pago o Prêmio de Seguro, o patrimônio ficará cobertocontra o rico durante um ano. Debita-se Prêmio de Seguros - uma conta de despesas deste exercício, que será transferida oportunamente para a conta Resultado do Exercício e credita-se Prêmios de Seguros a vencer - conta que registra o valor da despesa paga antecipadamente, cujo saldo corresponderá exatamente à despesa diferida que passa para o exercício seguinte.
BASE CONTÁBIL/ TRIBUTÁRIA: Artigo 179da Lei nº 6.404/76
:CONTROLE INTERNO: Cálculos constantes nas planilhas de apropriação das despesas antecipadas, no sentido de validar os saldos em função do valor da contratação e do prazo de vigência da cobertura. As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime decompetência. A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita ao resultado do período a que corresponderem e não ao período em que foram pagas, mediante controles auxiliares, com as informações relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.

CONTA: Terrenos
CLASSIFICAÇÃO: Ativo Não Circulante - Imobilizado
NATUREZA: Devedora
FUNCIONAMENTO: Contas que registramos terrenos de propriedade da pessoa jurídica utilizados nas operações, ou seja, onde se localizam a fábrica, os depósitos, os escritórios, as filiais, as lojas, etc., inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens O valor do terreno onde está em construção uma nova unidade que ainda não esteja em operação também deve ser informado...