Plano de aulapsicomotricidade

368 palavras 2 páginas
Plano de aula: Psicomotricidade
Nome: Vanessa Pereira Leite Zanco

Atividade: Cabra cega
Número de alunos: 16
Faixa etária: Entre 2 e meio e 3 anos
Objetivos: Movimentar-se para pegar algum colega que esteja a sua volta. Perceber a importância da visão. Usar o sentido do tato para pegar os colegas.

Desenvolvimento
No primeiro momento eu expliquei a brincadeira para as crianças e aproveitei para fazermos alguns combinados sobre o comportamento durante a mesma.
Juntamente com uma educadora fizemos a simulação da brincadeira, pois esta seria a primeira vez deles.
A atividade foi realizada na área externa, para aproveitarmos mais o espaço.
Utilizamos uma fralda para vedar os olhos. A primeira cabra cega ficou meio perdida, pois todas as outras crianças correram. Tive que explicar tudo novamente.
A medida que eles foram entendendo a brincadeira começaram a pedir para serem a próxima “cabra cega”. O tempo de duração da atividade foram vinte minutos. Mais que isso, começaram a se dispersarem e correr pela área externa.
Eu fiz algumas intervenções quando eles começaram a correr, o que me deu a entender que os mesmos não haviam entendido a brincadeira, então eu retomei as instruções.
Participação e interesse
Por ter sido a primeira vez que eles brincaram, eu percebi que gostaram bastante, pois ficaram muito eufóricos e o tempo de interesse foi até maior que de algumas atividades costumeiras.
Avaliação
Ao perceber que eles estavam mexendo com as plantas do parque e correndo, pedi que se sentassem para fazermos a avaliação da atividade.
Perguntei se eles haviam gostado e o que perceberam de diferente.
Dois meninos e uma menina respondeu que não conseguiam ver (enxergar) nada. Então eu fiz outra pergunta: Como vocês conseguiram pegar o colega? Somente um respondeu: Eu abracei!!! Percebi que alguns objetivos foram alcançados, mesmo eles não sabendo dizer que usaram o tato para pegar o colega, mas creio que eles

Relacionados