Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA VISITA AO BRAINSTORMING
por Phil Bartle, PhD
traducido por Ana Carolina Gonçalves

Notas para o moderador
-------------------------------------------------
Como utilizar o brainstorming como uma ferramenta para tomada de decisões em grupo
Resumo:
O brainstorming é uma ferramenta essencial para facilitar o fortalecimento de um grupo. Este manual fala sobre algumas das razões por trásdas regras e da organização de uma sessão de brainstorming.
Também explica como se relaciona com o propósito geral do fortalecimento ou do desenvolvimento da capacidade de comunidades carentes.
Introdução:
Manual de duas páginas sobre "A técnica de brainstorming" é um resumo voltado aos participantes que estão aprendendo a como se orientar sessões de brainstorming para o desenvolvimento decapacidades. Não inclui teorias ou explicações sobre os princípios. Este documento é para complementar o manual e levantar algumas questões sobre o por quê destas sessões serem estruturadas da forma que são, e como algumas das regras básicas contribuem a objetivos específicos da sessão e do desenvolvimento de capacidades em geral.
Os elementos do brainstorm discutidos aqui incluem:
* decisãoparticipativa em grupo
* função do moderador
* regras básicas contra "críticas" e "comentários"
* uso de um quadro ou papel na parede
* conteúdo e ordem dos tópicos
* processo de "priorização"
* chamada para organização e ação
O brainstorm tem o potencial para ser uma ferramenta muito poderosa para alcançar a meta geral: o fortalecimento das comunidades carentes(desenvolvimento sustentável). Ele ajuda a empoderar a comunidade, desenvolver sua capacidade na tomada de decisões vitais sobre seu próprio destino e desempenhar seu papel nos processos democráticos de seu país e do mundo. Como todas as ferramentas, os usuários devem entendê-la e utilizá-la de forma adequada se não quiserem que a mesma provoque mais estragos que benefícios.
Decisão criativa ouparticipatória em grupo:
O objetivo de uma sessão de brainstorming é criar um ambiente para que um grupo, não um indivíduo, tome decisões como um todo. Assim, reduz-se o domínio de uma pessoa ou pequenos grupos, e aumenta a participação de todos os integrantes, dando estímulo em especial à colaboração daqueles que, normalmente, não participam.
O objetivo imediato da sessão de brainstorming não é a"criatividade". Soluções inovadoras e pouco tradicionais para os problemas são bem-vindas e incentivadas, entretanto a sessão terá sucesso mesmo que não se criem idéias novas. ( Em todo o processo de mobilização se promove tanto o abandono de idéias e crenças que impedem o processo de fortalecimento quanto a introdução de idéias novas para o grupo, caso ele colabore para o empoderamento). Algumasidéias e crenças podem ser uma novidade para o grupo, por exemplo, que tem o direito e o dever de tomar decisões que os envolva, que nada os obriga a permanecer passivos, que não é vontade divina e que não façam nada, que a integração cultural não significa prender-se a práticas tradicionais disfuncionais, que não tem por quê aceitar passivamente a doença, a tirania, a pobreza. Algumas idéias serãonovas para o grupo sem a necessidade de serem criativas no sentido de que elas já não existiam.
A participação é mais importante que a criatividade. Durante a sessão de brainstorming, a criatividade do grupo tem vantagem ante a criatividade individual.
A intenção é organizar uma sessão de treinamento que promova a participação por parte de todos os membros do grupo na tomada de decisões . Asdecisões que tomadas durante a sessão podem ser decisões importantes que envolvam toda a comunidade ou o grupo como um todo. (Este não é apenas um exercício como aqueles dados nas escolas).
As regras básicas quando enfatizadas diversas vezes durante a sessão cria um ambiente que estimula a participação (na tomada de decisões) daqueles normalmente não participam.
Papel do moderador:
O papel do...
tracking img