Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL LAVRAS
RUA José dos Reis Vilela, 3ª, Centro – Lavras – MG
(35) 3821-3051 / 9913-4069





PEDAGOGIA

DIDÁTICA



ELVIRA RHAYANE ALVARENGA DE CARVALHO - RA - 396218
GÉSSICA DE SOUZA – RA - 395705
LARISSA HERMINIA RODRIGUES – RA - 398906
LUCIANNA PAIVA BOTELHO – RA – 396705
PÂMELA MAGELA ALVES – RA - 398221ATPS: DIDÁTICA

PROFESSORA: Maria Ausdy Castro dos Santos

LAVRAS
2012
INTRODUÇÃO




A Didática nos proporciona conhecimento específico para um bom planejamento e plano de aula. Devemos conhecer bem nossos alunos para termos um bom trabalho. Para SÓCRATES ( séc. V a. c.) - Conhecer é um ato que se dá do interior do indivíduo. A função do mestre é apenas ajudar odiscípulo a descobrir por si mesmo a verdade -.
Nosso objetivo é levar à criança um conhecimento sobre a leitura simples. Mostrar a ela que uma boa leitura, mesmo sendo da Literatura infantil, tira-se muitos conhecimentos e aprendizados.
Utilizamos o Livro A Bonequinha Preta, com objetivo de abrangermos assuntos como: desobediência, amor, egoísmo e diversidade, onde trabalhamostambém a conscientização ao combate do BULLYING e também introduzir o hábito de leitura.
Para o estudo ser gostoso e agradar aos alunos procuraram atividades como: confeccionar portfólio da Bonequinha Preta de vários materiais,reproduzindo o reconto da história, da maneira que cada um enxergou.
Fazer saladas de frutas, passear fora da escola e realizando um piquenique,mostrando que o convívio com outras pessoas é muito agradável e necessário a todos.
O projeto foi muito bem aceito pelos alunos, onde hoje já se tem consciência da importância de tratar bem seus coleguinhas e todos ao seu redor.






















RELATÓRIO FINAL




Para iniciarmos nosso projeto, fizemos uma visita, de uma semana, na Escola Municipal“Cantinho Feliz” na cidade de Ingaí - M.G., na qual nossa colega de classe- GÉSSICA DE SOUZA- exerce suas atividades.
Chegando à Escola, observamos que possui uma boa estrutura, na qual proporciona bom desenvolvimento às crianças,pois a reforma ficou muito agradável.
A professora está trabalhando com o Projeto A Bonequinha Preta desde abril, irá encerrá-lo no início de novembro.Sua expectativa é que no decorrer deste período as crianças entendam a importância do respeito mútuo, assim como espera que eles passem a ter o gosto pela Leitura.
Período a ser trabalhado com as crianças perdurou do mês de abril à inicio de novembro.Nossa equipe fez intervenção de 3 dias, nos quais foram realizadas tarefas referentes ao projeto.
Nossos público-alvo é decrianças entre 6 anos à 7 anos de idade. A maioria mora na Zona rural, não costumam faltar às aulas, são bem assíduos. Muitos têm situação financeira um pouco complicada, mas não demonstram, pois a Escola dá estrutura de alimentação.
O 1º ano do Ensino Fundamental Ida Escola “Cantinho Feliz”, possui 15 alunos, sendo que 10 alunos já estão alfabetizados, lendo e escrevendo, e os outros seencontram na fase silábica, mas com grande rendimento, o qual percebemos que até o final do ano letivo já estarão alfabetizados.
O recurso de ensino disponibilizados em sala de aula é bem limitado, a professora utiliza a lousa e também atividades xerocadas. Também leva os alunos na biblioteca, que funciona a sala de vídeo, e no pátio, para realizar tarefa extra. Os alunos trabalham emduplas ou em grupos, e sempre que a professora acha necessário realiza intervenções de trocar crianças de grupos e duplas, para melhor conviverem. O veículo de informação dessas crianças é apenas a televisão.
A escolha do tema foi bem intencional pelo fato de ser uma literatura de fácil entendimento e na qual poderia ser trabalho também o amor ao próximo, pela nossa diversidade racial....
tracking img