Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS
1) O Plano de Estágio de Educação de Jovens e Adultos trata-se de uma proposta de trabalho que pretende ser desenvolvida com o objetivo de organizar, reorganizar ou provocar mudanças em um determinado aspecto da realidade escolar observada.
2) A partir da realidade e das problemáticas identificadas no período deEstágio e na pesquisa desenvolvida, o aluno deverá elaborar um Plano de Estágio para “enfrentar” a problemática identificada, colocando-se na condição de professor da turma estagiada.
3) Roteiro do Plano de Estágio: Plano de Estágio do Professor
A. Tema
Apresentar, em uma frase, o assunto para o qual o Plano de Estágio será proposto. Delimite o aspecto relacionado ao processo de aprendizagem naEducação de Jovens e Adultos (no ano específico em que o Estágio foi desenvolvido) para o qual as ações serão direcionadas.
Ex: “Caminhos indígenas: regiões habitadas pelos povos indígenas”.
B. Justificativa
Explicar em um parágrafo a importância e a necessidade da organização de ações em relação ao tema apresentado no item A.
C. Objetivos
Indicar no mínimo 2 e no máximo 5 objetivos do plano deestágio. Os objetivos devem apresentar, de maneira breve e clara, o que se pretende atingir/conseguir por meio das ações que serão propostas.
Iniciam com um verbo no infinitivo.
Ex: “Compreender as diversas regiões habitadas pelos povos indígenas”.
D. Proposta de trabalho
Apresentar uma relação de ações, atividades e/ou exercícios que precisam ser desenvolvidos para atingir os objetivospropostos. Selecionar no mínimo 2 e no máximo 5 proposições. Deve ser explicado detalhadamente como deverá ser aplicada a proposta apresentada. Obs.: Quando é proposto desenvolver alguma atividade com os alunos, informar e descrever qual será o exercício, em que momento deverá ser realizado e como conduzir a aplicação da atividade, etc.
*Este item deverá ter no mínimo 6 (seis) páginas e no
máximo 12(doze) páginas e deve ser construído em texto
corrido.
APRESENTAÇÃO

Dando conclusão à primeira etapa do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Biologia, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando em sala de aula, nestemomento, aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

O Estágio Supervisionado I foi realizado em uma turma de 5ª/6ª série do Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA do turno noturno do Colégio Municipal de Ensino Fundamental Vera Cruz, localizado à Praça Vera Cruz, 07 – Centro,Distrito de Posto da Mata, Município de Nova Viçosa, Estado da Bahia. Esta etapa, com carga horária de 128 horas, teve início no dia 01 de setembro e terminou no dia 25 de novembro de 2008, com carga horária semanal de 3 horas aulas, distribuídas da seguinte forma: segundas-feiras, 2 (duas) aulas sendo nos 1º e 2º horários; e nas terças-feiras, 1 (uma) aula no 2º horário.

O Estágio Supervisionado Iteve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação e também natendência sociointeracionista do processo de ensino-aprendizagem.

Encontra-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua...
tracking img