Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Assunto: O papel dos imigrantes na formação da sociedade ponta-grossense e sua contribuição.
3. Objetivos
- Compreender a fundação da cidade de Ponta Grossa.
-Entender que a cidade obteve a contribuição cultural de diferentes povos de imigrantes.
-Identificar quais foram os primeiros povos que habitaram a cidade.

4. Mobilização
4.1. Mobilização

Para motivar os alunos será realizadauma brincadeira chamada “Busca pelo objeto perdido”. Nesta será posicionado sobre a mesa uma caixa verde da qual sairão vários cartões com símbolos. Estes correspondem com outros iguais que estarão desenhados em envelopes.
Para saber quem retirará os cartões do recipiente será passado entre os alunos um objeto e quando for solicitada a sua parada a criança que estiver com ele em mãos deverárealizar esta ação.
Ao retirar o papel com o desenho o docente deverá no mesmo momento entregar ao educando o envelope correspondente fechado, pois estes contêm imagens que serão úteis durante a explicação do conteúdo.
O último envelope da brincadeira deverá ser aberto e em seu interior haverá um quebra-cabeça simples que ao ser montado formará a seguinte informação: “Vá até a caixa rosa edescubra qual o objeto que estamos procurando”

O objeto encontrado será um jogo de dominó diferente que deverá ser montado pelos alunos, pois ao final, através dele será descoberto o tema da aula.

I
I

M
M

R

R

G
G
I
I

E
E
T
T
N
N
A
A


S
S




Porém no momento depois que o jogo for montado, não aparecerão às letras como no esquema.Para descobri-las, a professora pedirá que uma criança vá até a caixa verde e retire uma dica, a qual terá a seguinte frase:

O nome do assunto não foi possível desvendar! Mas não desanimem, uma ajuda vou lhe dar... Vá até o caderno da professora, abra-o no meio. Lá estarão envelopes com as letras restantes!

Os envelopes mencionados serão distribuídos pela turma. Neles estarão as letrasque formarão o tema.
A docente escolherá aleatoriamente as crianças que abrirão primeiramente, e posicionarão seu conteúdo no jogo. Ao fim se formará o assunto como no esquema anterior.

* Dinâmica da construção do conhecimento
Durante a explicação antes de abrir cada envelope, será passada entre as crianças uma caixa com dicas numeradas de 1 a 7, as quais possibilitarão que ascrianças tentem descobrir qual a próxima contribuição do imigrante. Após a turma dar seus palpites, será mostrada a imagem do envelope e assim checados as sugestões.

* Fundação de Ponta Grossa
Antigamente os Campos Gerais eram uma imensidão de pastagens naturais salpicadas de chapões cheios de pinheiros. Naquele tempo não era como hoje, não havia grandes plantações, nem cercas, nem boas estradasou pontes, tudo ainda era muito selvagem. As pessoas moravam nas fazendas que eram grandes e ficavam muito longe uma das outras.
Por entre as fazendas corria um caminho que ia cortando os campos e atravessava os lajeados e os rios por dentro deles ele começava no Rio Grande do Sul e ia terminar na Feira de Sorocaba no estado de São Paulo.
Por esse caminho primitivo viajavam as Tropas deMuares e também grandes boiadas. Como não havia trens e nem caminhões, os animais vinham andando lentamente desde o Rio Grande do Sul, passavam por aqui e iam para Sorocaba, para lá serem vendidos na feira.
O Caminho por onde passavam esses animais ficou conhecido como Caminho das Tropas ou Caminho do Viamão, pois partia da cidade de Viamão no Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina e Paranáaté chegar em São Paulo. A abertura desse caminho deu origem ao movimento do tropeirismo.
A viagem era demorada, levava meses e exigia muito esforço de todos. Os tropeiros, os peões e os animais precisavam descansar varias vazes durante o trajeto. Era por isso que de longe em longe, na beira daquele caminho, existiam lugares com ranchos, galpões e vendas para abrigarem e atenderem todas as...
tracking img