Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo: Prof.: Mestre Ana Paula
“O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
Delimitação do Tema: O jogo e a brincadeira no desenvolvimento integral da
criança de quatro a seis anos na educação infantil.
1. Introdução e Problematização
Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos ebrincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças de quatro a seis anos,asquais freqüentam a Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, de SantaCruz do Sul.
Quatro professoras de Educação Infantil e trinta crianças serão pesquisadas.As professoras serão entrevistadas procurando mostrar qual a visão, que se temsobre brincadeiras e jogos e como essas brincadeiras são desenvolvidas em sala deaula e as crianças serão observadas para avaliar se realmente o lúdicocontribuipara o desenvolvimento integral dos mesmos.
Com base nessas considerações, os problemas de pesquisa são:

As professoras que atendem os alunos de quatro a seis anos da EMEIGente Miúda sabem da importância dos jogos e brincadeiras nodesenvolvimento da aprendizagem na educação infantil, e osdesenvolvem?

E as crianças de quatro a seis anos da EMEI Gente Miúda estão sendoestimuladas, no seu desenvolvimento integral através do lúdico?

2.2 Objetivos Específicos
Verificar se as professoras de Educação Infantil sabem da importância de jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças e se esses recursos são aplicados adequadamente, quanto à idade das crianças e os objetivos propostos.
Observar e analisar as aulas durante a aplicação de jogos ebrincadeiras, verificando se estes estão possibilitando nos alunos a construção do conhecimento, do raciocínio lógico, pensamento reflexivo e a criatividade.
Contribuir, através desse estudo com a EMEI Gente Miúda, para possibilitar uma troca de teoria e prática, entre professoras x acadêmicas x alunos, enriquecendo a prática os estudos e os resultados de ambos.

3. JustificativaJustifica-se esse projeto porque se observa que entre educadores falar sobre a importância das brincadeiras e jogos no processo ensino aprendizagem ainda é um pouco complexo.
Um dos motivos da realização desse estudo é comprovar que/com a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula, haverá uma contribuição à formação de atitudes sociais como, respeito mútuo, cooperação, relação social einteração, auxiliando na construção do conhecimento.
Esse estudo é muito importante tanto para alunos, professores e acadêmicos,
pois com a troca de experiências, teorias e práticas, todos terão crescimento.

4. Revisão de Literatura

Etimologicamente a palavra JOGO vem do latim LOCUS, que significa gracejo, zombaria e que foi empregada no lugar de ludus: brinquedo, jogo, divertimento,passatempo.
Segundo a Enciclopédia Barsa (1997, p.338 – v.8) “A denominação jogo é dada a diversas formas de atividades físicas ou mentais que têm por fim a recreação embora às vezes envolva também interesse financeiro.”.
Afirma ainda que jogos se praticam segundo regras estabelecidas ao espírito lúdico e a necessidade humana de comunicação da qual as brincadeiras infantis são a primeiramanifestação. Quanto à sua importância todos os tipos de jogos desempenham importante papel no desenvolvimento físico e espiritual do indivíduo.
Já no Dicionário Michais (1998, p.3350, v.14) cita o jogo como ação de jogar,
folguedo, brincadeira, divertimento sujeito a certas regras.
Almeida (1978), afirma que os jogos não devem ser fins, mas meios para
atingir objetivos. Estes devem ser aplicadospara o benefício educativo.
Deve se aplicar os jogos de uma forma correta, planejada, de modo que leve realmente o aluno a aprender brincando. O bom êxito de toda atividade lúdica pedagógica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor.
Os jogos que por muito tempo fizeram parte da didática de grandes educadores do passado, hoje surgem como necessidade absoluta e...
tracking img