Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA

Tema: Pontuação - Influência da pontuação na clareza do texto

Público: Terceira e Quarta Series do ensino fundamental

Objetivo: Propiciar através de atividades lúdicas e com oauxilio do computador, que os alunos percebam a influência da pontuação na compreensão do texto.

Justificativa: É comum em cadernos didáticos a sugestão de que este conteúdo seja trabalhado apartir de regras de pontuação. Mas entendemos que esta não é a melhor forma, pois o objetivo deste conteúdo não é que os alunos saibam pontuar adequadamente, mas que eles compreendam que a pontuação éfundamental para dar sentido ao texto.

Tempo: 2 ou 3 aulas

Recursos:
computadores
historias diversas ja digitadas e em arquivos sem pontuação, sugestão de 7 historias.
historias em quadrinhos,impressas e sem pontuação.
regras da dança dos textos

Atividade - Primeira etapa

-Num primeiro momento o professor pode conversar sobre pontuação, ler alguma historia relacionada ao assunto, ouapresentar aos alunos alguma música que fale do conteúdo.

-Depois desta introdução lúdica, informar aos alunos as atividades que irão realizar e como irão realizá-las, ou seja, em duas etapas: umaem sala de aula com os quadrinhos e outra no laboratorio de informatica com os textos.

-Em sala: Converse com eles sobre a pontuação nos mais diversos textos e como isto pode modificar a compreensãodas pessoas. Após divida-os em grupos de 04 alunos e distribua uma historia em quadrinhos para cada grupo. O grupo deverá discutir a pontuação adequada. O ideal é que cada grupo receba uma historiadiferente para nao correr o risco de copias.

_Passe as regrinhas abaixo impressas a cada grupo:

O teu trabalho ficará mais fácil se seguir o seguinte procedimento:
a. Lê tudo uma primeira vezantes de começar a colocar qualquer sinal. É só para apanhar a ideia geral de cada balão da historia.
b. Faz uma segunda leitura, se possível em voz alta. Ouvir as palavras ajuda a encontrar o ritmo...
tracking img