Plano de aula para gestantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

ANA CLÁUDIA FUCK











PLANO DE AULA: GESTANTES




















RIO DO SUL
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

ANA CLÁUDIA FUCK











PLANO DE AULA: GESTANTES







Trabalho a serapresentado à disciplina de Crescimento e Desenvolvimento Neuropsicomotor, do Curso de Educação Física Da Área das Ciências Biológicas Medicas e da Saúde do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.


Prof. Dr.: Luiz Otavio Matsuda







RIO DO SUL
2012

INTRODUÇÃO



A gravidez é uma fase muito especial para umamulher. Neste período ocorrem diversas modificações no organismo materno, e com a prática de exercícios físicos a gestante irá ter muitos benefícios durante e depois da gravidez. Contudo deve ser praticada com moderação, e com acompanhamento medico, pois nessa fase há muitas restrições. Numa gestação normal, o exercício físico é benéfico tanto para a mãe, quanto para o desenvolvimento fetal.Sabendo da importância da atividade física na gestação, será elaborado um plano de aula. As atividades a serem desenvolvidas neste plano irão trazer benefícios como as diminuições de complicações no trabalho de parto, ficando este bem mais facilitado, irão ajudar a evitar dores nas costas, melhorando a circulação, conservando o corpo da mulher, entre outros inúmeros benefícios.

A mulhergrávida que adotar um programa regular de atividades físicas estará proporcionando uma gravidez mais tranqüila e sadia.




PLANO DE AULA

Tema: grupo especial: cardiopata, diabetes e gestantes.

Objetivo geral: A prioridade fundamental é proporcionar saúde e bem estar para a gestante, e para o bebê.

Alongamento:

Sentada, a mulher coloca as pernas abertas para a lateral ealonga para os lados e para frente, ficando em cada posição por 10 segundos.

Continuando sentada, agora com as pernas cruzadas, incline a cabeça para o lado mantendo por 30 segundos. Cuidado para não elevar os ombros, troque de lado e repita.

Objetivos específicos: tem como objetivo evitar dores nas costas e no pescoço.

Ponte:

Deitada de costas, com os joelhos flexionados, contraia obumbum, e eleve-o do chão, depois volte à posição inicial e repita o movimento por duas series de 10 vezes.

Objetivos específicos: esse exercício ajuda a evitar dor nas costas e no nervo ciático (no quadril), que geralmente incomoda as gestantes. Evita o parto prematuro. Fortalece a musculatura das costas, e também o assoalho pélvico.

Contração da pélvis:

Na posição de cócoras, a grávida devecontrair e relaxar a pélvis, contraindo os músculos do ânus e da vagina como se estivesse tentando não ir ao banheiro, como se estivesse segurando a urina. Contraia o músculo por 10 segundos e continue respirando normalmente, depois o relaxe, repita isso por três vezes.

Objetivos específicos: este exercício é importante, pois permiti que a mulher tenha controle sobre o músculo da pélvis,conseguindo assim relaxá-lo na hora do nascimento, facilitando um melhor deslize na hora do parto, fazendo com que o bebê nasce mais rápido e a mãe tenha uma resistência maior a dor. Evitando também, a incontinência urinaria.

Vaso capilar:

A mulher fica deitada, com pernas e braço para cima, e sacode as mãos, os braços, os pés e as pernas.

Objetivo especifico: esse exercício é excelente para acirculação, ajuda evitar inchaço, varizes e hemorróidas.

Musculatura transversa do abdômen:

Deitada, com as pernas semi-flexionadas, a mulher deve inspirar até encher todo o peito, e depois expirar, esta é a respiração superior, fazer isso por 5 vezes.

Depois, continua deitada da mesma forma, só que agora vai ser a respiração inferior, a gestante vai inspirar enchendo a barriga de ar,...
tracking img