Plano de aula identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE

Construir a identidade faz parte do desenvolvimento de qualquer cidadão não importando a qual geração pertença. E nós: pais, professores, comunidade temos influência direta nesta construção.
O processo de desenvolvimento da criança e sua socialização perpassam pela construção da sua identidade. A medida em que a criança vaitomando consciência de si próprio do seu corpo, da sua relação com o meio, dos seus limites e possibilidades, passa a perceber o seu papel social e a sua capacidade de interagir e transformar.
A construção de uma autoimagem positiva requer que, na escola, as crianças, principalmente, aquelas que não estão incluídas nos estereótipos de uma sociedade perversa, que elas tenham experiências emsituações que lhes permitam ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades.
Isso dá segurança que é um elemento básico para atrever-se a experimentar novas situações novas experiências. É importante observar que não se trata de renunciar à exigência e ao controle, e sim, de incluÍ-la a um contexto comunicativo, afetuoso e respeitoso, construindoIdentidade com igualdade.
I - A questão da identidade no referencial curricular nacional para educação, considera-se como objetivos da educação de crianças de 0 a 6 anos, entre outros:
Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas
Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadascom higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos exigindo reciprocidade.
AUTOESTIMA
A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo.PLANO DE AULA – PÚBLICO ALVO
CRIANÇAS 6 A 8 ANOS

É IMPORTANTE QUE OS ADULTOS REFIRAM-SE A CADA CRIANÇA PELO NOME
II- O que forma a identidade de uma criança.
Vamos trabalhar com alguns eixos que consideramos significativos e apropriados para o trabalho com crianças de 6 a 8 anos e que contribuem para a formação de sua identidade:
- Nome- Autoestima
- Imagem
- Interação com as pessoas (família, escola e grupo social)
- Respeito à diversidade
III- Justificativa
Trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem. Auxiliando-as a conhecer-se melhor podemos contribuir para a aceitação do outro,das diferenças e reforçar as atitudes de respeito à diversidade.
IV- Objetivo Geral
Criar situações contextualizadas que favoreçam a construção da identidade das crianças, como parte do processo de formação pessoal e social.
V- Objetivos Específicos
* Perceber a importância de se ter um nome
* Trabalhar desde a tenra infância, para que a criança desenvolva o sentido de pertencimento;* Valorizar-se;
* Perceber que coisa não possuem sobrenome, somente as pessoas
VI- Conteúdo
- Livro do elefante Elmer
- Roda de conversa
- Dinâmica da caixa do tesouro
- Dinâmica do mural dos nomes
- Brincadeira dos balões
- Vídeo da música “Gente tem sobrenome” (Toquinho)
MATERIAL UTILIZADO:
- Livro;
- Caixa de papelão para a construção da caixa do tesouro ;
- Cartolinas, EVA
-Balões de borracha (bexigas);
- Música
VII- Metodologia
1ª Etapa:
HISTÓRIA DO ELMER
2ª Etapa:
DINÂMICA DOS BALÕES
Uma caixa de madeira enfeitada (como se fosse um baú de tesouro) (um espelho dentro da caixa cobrindo todo o fundo)
Dizer que encontramos um tesouro o maior do mundo e que vai mostrar para cada um, mas ninguém deve contar o que está na caixa.
Uma a uma as crianças...
tracking img