Plano de aula de adaptada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modalidade: Basquetebol
Professor Estagiário: Ivan Ribeiro
Professor Supervisor: Rodrigo
Data: 02 / 06 / 2011 Horário:Noturno Turma: “V”


I - Unidade Didática: Fundamentos do “Basquetebol”
II - Tema: Treinamento de Rebotes Ofensivos e Defensivos.
III- Público Alvo: Adultos entre 19 e 30 anos, fisicamente ativos, estudantes do cursode Educação Física da Faculdade Estácio de Sá.
IV- Objetivo Geral: Dar mais vivências aos alunos do curso de Educação Física e aprimorar mais as técnicas já aprendidas, na modalidade de Basquetebol, executando exercícios de fundamentos da modalidade, mais precisamente o rebote, objetivos que: tanto a equipe atacante, quanto a equipe defensora precisam desse fundamento para que; quando a bola nãoé convertida, há uma nova tentativa de disputa, sem sombra de dúvida o fundamento do rebote, será de suma importância para a aplicação das técnicas do basquete.
V - Objetivos Específicos: Executar exercícios específicos da aplicação e melhoramento do “rebote” no basquete, tanto ofensivo quanto defensivo.
VI - Metodologia: aula será desenvolvida utilizando o espaço do ginásio coberto localizadono clube jaó, a aula abordará uma leve explanação para que os alunos possam entender corretamente a execução dos exercícios e objetivos que o instrutor quer atingir. Executaremos dois exercícios de rebotes ofensivos e dois exercícios para rebotes defensivos.
Este é um fundamento pouco explorado por causa do pouco conhecimento que se tem por não se ter vivenciado a posiçãoanteriormente. O rebote necessita muita vontade de apanhar a bola e uma boa localização dentro da quadra, o que dentro do jogo se pode gerar facilmente; dentro do treinamento temos muitas oportunidades para treinar o rebote sem sacrificar outros fundamentos nem aumentar a carga de trabalho físico suportável dentro da sessão. A maioria dos grandes reboteadores, só conseguem apanhar a bola através de umapreparação conjunta, já que enquanto uns arremessam, outros podem capturar os rebotes e dessa forma estão trabalhando dois fundamentos necessários e complementares sem perder de vista também sua parte física e mecanização de gestos. Nesta categoria, o treinador não pode fechar nenhuma alternativa a respeito do treinamento de seus homens “grandes”, pivôs, pivôs ala, etc, no qual deve trabalhar estefundamento tanto quanto o resto dos componentes do jogo. Também pode realizar trabalhos específicos para o rebote, que possuam um alto grau de exigência física e mental, para que não só os atletas vão em busca da bola, mas também enfrentem a situação, reconheçam, apliquem fundamentos e capturem um rebote. “um rebote (ofensivo-defensivo) podem salvar uma partida”.

Educativos para aprimoramento dorebote Ofensivo e Defensivo no Basquetebol:
VI.1 - Descrição Da Metodologia:
Alongamento/Aquecimento: Começaremos com um aquecimento (brincadeira – Rouba a Bandeira ”Bola”): Duas equipes, uma de cada lado da quadra, têm como objetivo roubar a bandeira (bola) do adversário e trazê-la para o seu campo, sem que seus integrantes sejam tocados pelos oponentes. Se isto acontecer, o atacante ficarácolado (agachado) no lugar até que outro companheiro de time o toque para descolá-lo. As equipes se atacam simultaneamente.
Se um atacante pegar a bola, ele deverá conduzir a bola para seu campo picando-a e os adversários só poderão congelá-lo se tocar na bola, não mais tocar no atacante. È permitido a execução do passe. Mas desde que esse passe não atravesse a quadra, no caso o atacante deveráultrapassar a linha de meio de campo segurando a bola.
Utilizaremos essa brincadeira para treinar as fintas de corpo e até mesmo postura defensiva e, no apanho da bola, ainda teremos o drible e/ou passe sendo trabalhados. Em seguida executaremos alongamento estático aquecimento de membros superiores com halteres leves.

Exercícios de Rebotes Defensivos:
Exercício 1 – Dois alunos...
tracking img