Plano de aula como minimizar o preconceito em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



PEDAGOGIA

PRICILA FERNANDES DE SOUZA














O PAPEL DO EDUCADOR EM FRENTE AS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS
























LOANDA
2012

PRICILA FERNANDES DE SOUZA























O PAPEL DO EDUCADOR EM FRENTE AS NECESSIDADES DOS EDUCANDOSTrabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociologia da Educação].


Prof. Okçana Battini







Loanda
2012

O PAPEL DO EDUCADOR EM FRENTE AS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS.

Será abordado através deste trabalho, a função da escola e o papel do professormediante ao seu ensino aprendizagem frente a realidade do aluno.
Levando em consideração p papel do professor,além de ser educador e transmissor de conhecimento, deve atuar ao mesmo tempo, como mediador.Ou seja ,o professor deve-se, colocar como ponte entre o educador e o conhecimento para que , dessa forma o aluno aprenda a ‘’pensar’’ e a questionar por si mesmo.
O ensino escolartem ,como função principal garantir o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar e atráves desse processo, o desenvolvimento das capacidades de agir dos alunos, de maneira que o professor consiga planejar,dirigir e comandar o processo de ensino,tendo em vista estimular a atividade própria dos alunos para a aprendizagem.
Essencialmente é o que nos coloca Fontanae Cruz(1997,p.110) ao afirmar que “ deixa-se de esperar das crianças apostura de ouvinte valorizando-se sua ação e sua expressão.Possibilitar á criança situação em que ela possa agir e ouvi-la expressar suas elaborações,passam a ser princípios básicos da atuação do professor”.
De fato, a criança precisa ser ouvida para que através de suas palavras e da problematização feita a partirdelas, ocorra uma aprendizagem ativa e crítica.
É nesse sentido que consiste a intervenção e o papel do professor critico na pratica educativa.Sem dúvida,através de suas orientações ,intervenções e mediações , o professor deve provocar e instigar os alunos a pensarem, usar como ponto de partida o conhecimento vivenciado pelos educandos,interagindo um com o outro,colocando os educando comosujeito de sua propria aprendizagem.
Levando em consideração o processo de ensino como simples transmissão de conhecimento,onde eu transmito matérias do livro didático, mais os métodos de ensino são quase o mesmo,para todos os conteúdos.
No ensino do método tradicional,o mais comum, no entanto era o memorizar,o decorar a matéria e o mecanizar formúlas, esse tipo deaprendizagem é repetitiva e não duradoura.
O professor era fator predominante, não se preocupavam com os problemas e as características dos alunos.Era ele o responsável por transmitir,comunicar, orientar,instruir,ele que avaliava e dava a última palavra.O professor tradicional, no processo de ensino – aprendizagem,evidenciava-se muito na organização física da sala de aula,as carteiras eramcolocadas em colunas e no centro da sala , encontrava –se a mesa do professor.
A partir desse ponto ele conseguia ter uma visão ampla de todo o corpo estudantil impondo sim a total autoridade.
Já os alunos era um elemento passivo,onde cabia ele a ouvir,decorar e obedecer. Além disso era visto como receptor, assimilador e repetidor . Só reagia somente em resposta a alguma pergunta doprofessor,procurava ouvir tudo em silêncio.
A principal tarefa era a memorização sem nenhuma estratégia de aprendizagem.
No método histórico critíco, o professor tem o papel de coordenar as atividades perceber como cada aluno se desenvolve e propor situaçoes de aprendizagem significativas. Hoje o professor é um facilitador, esta mais próximo de seus alunos e aberto ao...
tracking img