Plano anual de soe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Cinthia Leciane Machado Raymundi




















PLANO ANUAL DE SOE


























Campinas/SP
Abril/ 2010
[pic]




PLANO ANUAL DE SOE














Trabalho de aproveitamento da disciplina de PPOE do curso de Pedagogia daUniversidade Paulista sob a orientação da professora Márcia.























Campinas/SP
Abril/ 2010
EMEF PROFª MARIA DE LURDES DE CAMARGO
RUA: JATOBÁ Nº100 JARDIM: PRIMAVERA
CAMPINAS- SP


Serviço de Orientação Educacional – SOE
Proposta de Ação do SOE

Introdução
A atividade do Serviço de OrientaçãoEducacional tem como proposta o foco da aprendizagem do educando, para que este tenha sucesso. Nessa visão é de fundamental importância que todos os seguimentos da escola estejam envolvidos e se comprometendo com o sucesso do educando. Assim sendo, acompanhar o processo é uma necessidade de interação entre as partes envolvidas. Esse controle surge como uma estratégia de atuação e busca de parceriaspara se alcançar os objetivos de uma aprendizagem de qualidade baseada nos pressupostos legais.


Reflexão: “Planejar a Orientação Educacional implica delinear o seu sentido, os seus rumos, a sua abrangência e as perspectivas de sua atuação. Vale dizer que esse planejamento envolve antes de tudo, uma visão global sobre a natureza da Educação, da Orientação Educacional e de suaspossibilidades de ação”. “Segundo Heloísa Lück  (1991).


Foco da Orientação Educacional - A Aprendizagem do Educando e seu sucesso escolar.


Escola de ensino fundamental, do 1º ano até 9º ano, com uma clientela diversificada de baixo e médio poder aquisitivo. Organizado em seu formato ainda com limitações para atender os educandos em risco de exclusão social. O sucesso não ocorre sozinho,é preciso dedicação e parcerias. Pensando assim, buscamos o sucesso escolar em parcerias, família, educador, gestores e comunidade em geral com vistas à melhoria da qualidade de vida do educando no sistema educacional. O educando real necessita de acompanhamento, um olhar sistematizado e com proposta clara do que se quer dele nas ações norteadoras do seu fazer. Cabe a nós delimitar tais açõespara que os objetivos educacionais sejam alcançados e que ao compreender- transforme-os- em seu beneficio dos processos inconscientes que muitas vezes podem inibir o educando a aprender, e com essa visão podemos aperfeiçoar as relações e firmar laços de auto-ajuda nos processos de interação social que a educação atual sugere e que o educando necessita.
Objetivo Geral
Acompanhar oeducando para que alcance o sucesso escolar nas dimensões sócio-afetivas e pedagogicamente no seu contexto histórico onde está inserido.
Objetivos Específicos
Identificar e listar os educandos que em situação de risco, baixo rendimento escolar para organização da aprendizagem e estabelecer um a proposta de intervenção no trabalho intelectual destes, e firmar medidas de acompanhamentodos alunos que faltam muito estabelecendo contato por meio de telefonema junto á família.
Elaborar mapas/ atividades/fichas de controle da aprendizagem no processo de cada educando.
Propor Cronograma de atendimento junto aos professores, educando, durante coordenações pedagógicas especifica;
Cronograma de atendimento às famílias para medidas e proposta de ações conjunta entreescola /família;
Estudo de casos entre as Equipes de Apoio a Aprendizagem;
Manter os gestores informados da situação dos educandos e envolvê-los no processo de aprendizagem através de encontros quinzenalmente.
Elaborar relatórios de educandos de situação de risco para as instituições parceiras que já estejam fazendo intervenção ou encaminhá-los, como Conselho Tutelar e outras....
tracking img