Plano agache

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O plano Agache é a realização máxima da administração Prado Junior. Ele constitui o exemplo mais importante da tentativa das classes dominantes da República Velha decontrolar o desenvolvimento da forma urbana carioca, já por demais contraditória.

A cidade é elaborada de forma global, com atenção especial para a área central, aspectosestéticos e de saneamento. Plano de Remodelação e Embelezamento. O Plano é somente físico territorial, não é de desenvolvimento. Enfoca três funções da cidade: “circulação,digestão e respiração”. É ressaltada a questão do embelezamento – é um típico plano diretor quando produz um retrato das condições futuras da cidade e compara com a cidade ideal,tem objetivo de ordenar a cidade – ZONEAMENTO e LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA, apresenta para a cidade duas funções: político-administrativa por ser a Capital e econômica, comoporto e mercado comercial e industrial.

As principais características do Plano são: o instrumento de intervenção é o ZONEAMENTO – são propostas várias tipologiashabitacionais (populares) e uma política territorial, é dado enfoque global. A favela para Agache é uma escolha, a solução é construção de habitações a preços baixos ou subvencionadaspelo Estado e o sistema viário é descrito dentro de uma visão orgânica da cidade. Circular é uma das principais funções, por isso há preocupação com o sistema de transportes.O mesmo deveria ser integrado, pois havia necessidade de eliminar os bondes, e a saída foi propor a abertura de artérias principais e criação de vias de comunicação entreos bairros e a construção de rede de transporte metropolitano, nesse momento o sistema ferroviário desempenha um papel importante, serve à zona industrial e subúrbios.
tracking img